Proteção, sexo e relacionamento

por Letícia Fernanda

 

caminho

SEXO

Palavra polêmica  que causa grandes debates na vida adolescente e adulta. Por que tanta polêmica? Vamos concordar que sexo é algo intimo, seu, é o seu corpo… sua vida…

Antigamente, sexo, sendo em prática ou não, era basicamente proibido. Já na nossa sociedade de hoje não é bem assim. Sexo é um dos assuntos mais abordados na sociedade.

QUANDO PRATICAR?

Existe um tempo certo? O tempo exato é quando se tem certeza do que realmente quer… Que não se aja por impulso ou curiosidade.

COMO ACONTECE?
É algo que irá fluir… Na hora “H” cada um irá saber o que fazer… Mas lembre-se sempre da PROTEÇÃO.
COM QUEM?

Entra aí o assunto “RELACIONAMENTO”. Como sexo é algo extremamente íntimo, se deve, ou melhor, se recomenda que seja com alguém que conheça, saiba de onde vem e como cuida de si  próprio.

O QUE ACONTECE?
É como uma parte de você ,uma parte do seu corpo, sua intimidade e até sua personalidade que você está compartilhando com outro ser. Apesar de tudo, não se esqueça que no meio de tanta emoção há riscos.

QUE RISCOS?

Gravidez indesejada, ou doenças sexualmente trasmissíveis (DSTs) que podem levar até mesmo à morte.

COMO EVITAR?
 Proteção… Métodos de proteção… o mais simples e eficaz  é a camisinha.
QUAL O OBJETIVO DA MATÉRIA?
Assustar? Não, de forma alguma! Apenas alertar, ajudar e esclarecer dúvidas, que muitas vezes não são ditas. Sexo é relacionado a prazer… Então deve ser algo satisfatório, não perturbador ou que gere medo. Sexo deve lembrar momentos bons… E não ser causa de arrependimento.
Texto produzido na oficina do Geral na Saúde realizada na UBS Marsilac.
Leia os outros textos produzidos na oficina do Geral na Saúde na UBS Marsilac!