Afago ajuda !!!

Olá galerinha!

Nós somos do CCA Afago, que está localizado pertinho da represa Billings. Aqui podemos ter um contato especial com vários locais de lazer. Ao decorrer dos dias vimos que nossos locais de lazer não estavam muito apropriados para nossas brincadeiras, então surgiu uma idéia 🙂

Tudo começou com projeto “Ambientar – se”, que tem como objetivo mostrar que fazemos parte de um todo, ambiente em que vivemos.

Realizamos uma atividade externa com intuito de mostrar para as crianças que o zelo por nosso meio ambiente começa dentro de casa como, por exemplo, separando os lixos: metal, papel, orgânico, plásticos; além do cuidado, também, com nosso bairro, não jogando entulhos, utensílios domésticos, papéis, entre muito outros materiais, em locais que poderiam ser nossa área de lazer, nosso cantinho para piqueniques, lugar para encontrar os amigos, se divertir.

AJUDA
As crianças durante a caminhada pelo bairro

No caminho encontramos muito lixo, garrafas pet, sacos de salgadinhos, latinhas, vidros, todo tipo de saquinhos de alimentos processados, tinha até chinelos e mochilas jogados pelo beco em que passamos. Fizemos paradas para rodas de conversas, as crianças falavam o que mais tinha chamado atenção. Elas ficavam agitadas e eram proativas, querendo pegar todos materiais que poderiam utilizar, posteriormente, para fazer um brinquedo de material reciclável.

Na caminhada encontramos muitas placas informando: ATENÇÃO DUTOS ENTERRADOS, NÃO ESCAVAR, NÃO JOGAR LIXO E ENTULHOS, NÃO ACENDER FOGUEIRAS! 

Mesmo com todas essas placas, as pessoas não respeitam!

Depois da caminhada retornamos para organização e fizemos uma atividade lúdica: criamos uma empresa chamada AFAGO AJUDA, tivemos 4 grupos e cada um com nome de uma coleta seletiva – metal, orgânico, plástico e papel. Cada grupo tinha 7 crianças dentro de uma roda, no meio do espaço ficava um guarda que não podia deixar os resíduos fora de seus devidos lixos, ao comando do educador as crianças tinham que trocar de lugares : Metal troca orgânico!! Assim as crianças tinham que trocar de lixo, o guarda poderia pegar os resíduos que estivessem fora de seu respectivo lixo, e poderia prende- lo. Ao comando do educador: Deu a loucaaaaaa no AFAGO AJUDAAAAA !!!! As crianças poderiam voltar para os lugares e poderiam sair da prisão.

A brincadeira foi um sucesso, as crianças muito participativas, fizeram até grito de guerra!

Depois da brincadeira as crianças desenharam o que mais tinha chamado atenção. Os desenhos surpreenderam na criatividade e pudemos perceber que elas sabem como mudar e conservar o ambiente do qual fazem parte.

Em outra atividade externa eles pegaram alguns materiais recicláveis e montaram um brinquedo para exposição.

AJUDA 2

AJUDA3

A criatividade tomou conta, as crianças criaram bonecos lindos, em dois grupos fizeram duas artes como produto final.

Nossos dias foram assim, com muita alegria e aprendizado!

Não jogue lixo na rua, seja consciente!!

Vem com a gente!!

CCA AFAGO