Atividades do CCA Vida e Convivência no período da Copa

Olá! Eu sou Maria Eduarda, tenho 12 anos, e frequento o CCA Vida e Convivência, na região de Cidade Ademar.

Vim contar sobre as atividades especiais realizadas para celebrar o campeonato mundial de futebol – a Copa do Mundo.

A educadora Andressa orientou a minha turma para pesquisar em grupo, as cidades sedes onde os jogos iriam acontecer, conhecemos seu costumes, pontos turísticos, gêneros musicais e em especial as suas comidas típicas. A partir desse conhecimento, realizamos semanalmente festas onde os pratos típicos, acompanhados de suas receitas, foram preparados com carinho pela cozinheira Lázara e a auxiliar Verônica. Nos deliciamos com os pratos regionais como: o arroz de carreteiro lá do Rio Grande do Sul, escondidinho de carne do sol de Fortaleza, caldeirada de Manaus, entre outros. As musicas como forró, reggae, música gaúcha foram curtidas durante a festa.

Para deixar nossas festas no clima da Copa, desenhamos as bandeiras de todos os países e decoramos o refeitório e as salas de atividades.

Para celebrar, ainda realizamos brincadeiras na quadra, vôlei, futebol, queimadas, basquete, jogos e campeonatos de ping-pong, pebolim e futebol (meninas X meninos). Para as crianças menores, muita leitura!

Piquenique no Parque do Ibirapuera

Para conhecer outros lugares da cidade, fomos ao Parque Ibirapuera. Lá descobrimos o Museu Afro Brasil, onde conhecemos a cultura e influência africana na nossa sociedade; ele fica no Pavilhão Manoel da Nóbrega, que foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em dezembro de 1953. Ainda fizemos piquenique, caminhada e outras brincadeiras.

Foram premiados os usuários: Leandro e Larissa Silva por terem sido os melhores usuários do CCA no mês de junho, que ganharam um par de ingressos para irem ao cinema. Essa premiação é para a pessoa que não falta, faz as atividades e tem bom comportamento; quem entrega a premiação é sempre o nosso gerente Paulo Maia.

A paixão pelo futebol e o nosso interesse pela cultura, falou mais alto quando preparamos as atividades do mês de julho no CCA Vida e Convivência.

Conheça o site do Museu Afro Brasil!