Skip to content

Com a velhice, se torna é normal que a pessoa se torne mais caseira, entretanto, esse sedentarismo pode fazer com que a pessoa perca contato com o mundo exterior e se enfraqueça fisicamente e mentalmente. Com essa solidão, com a falta de relações sociais e da vida ativa, a saúde do idoso vai ficando cada vez mais debilitada, e com isso, doenças como a herpes labial, hipertensão arterial, a osteoporose e osteoartrose podem se desenvolver, além de doenças psíquicas como a ansiedade e depressão.

Desse modo, visando a garantia de um envelhecimento saudável, sem eventuais complicações, vários serviços de saúde começaram a ser prestados na própria casa do paciente. Esses atendimentos a domicilio visam sanar justamente essas necessidades do paciente, sendo a solução para esses problemas quanto a mobilidade e locomoção.

Serviços de saúde a domicilio na terceira idade

Algumas áreas da saúde já migraram para o atendimento a domicilio, entre elas estão a fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e a psicologia. Leia mais:

Fisioterapia Domiciliar

A fisioterapia é conhecida por trazer uma série de benefícios aos idosos, atuando no fortalecimento muscular e proporcionando uma maior flexibilidade, além de atuar contra demais problemas comuns da melhor idade. A fisioterapia para esse público possui objetiva comumente na reabilitação e ajudando na promoção de um melhor estilo de vida pela ação preventiva a complicações do movimento corporais. É pela melhora da locomoção e a maior disposição quanto as atividades do dia-a-dia, que fazem com que a fisioterapia seja indicada pelos médicos para que o avançar da idade não seja algo angustiante e doloroso.

Fonoaudiologia Domiciliar

Em decorrência da mudança e do estilo de vida aderido na terceira idade, e que atingem a saúde psicológica e física, nos hábitos alimentares e fatores sociais, se favorece a ocorrência de uma série de distúrbios e complicações, essas como o desenvolvimento da deficiência vocal do idoso. É contra essa problemática que a fonoaudiologia atua. É essencial que haja consultas regulares e o acompanhamento devido de um especialista, uma vez que esse apoio pode é capaz de prevenir e reverter esses danos, e assim trazendo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Nutrição Domiciliar: saúde na terceira idade

Poucas pessoas sabem, mas a alimentação, além de regular o funcionamento do organismo, auxiliar no bom estado da pele, também é capaz de retardar o envelhecimento do corpo. O envelhecimento muitas vezes está relacionado a má alimentação e a incidência de problemas nutricionais. Com toda a debilidade adquirida naturalmente com o passar do tempo, a alimentação acaba-se sendo desvalorizada e feita sem a fiscalização necessária pelo idoso.

Essa falta de cuidado faz com que haja maiores riscos de desnutrição nessa faixa etária, tendo em vista as dificuldades quanto a mastigação e digestão, mudanças fisiológicas quanto ao funcionamento gastrointestinal, menor ingestão de alimentos, e motivações psicossociais que levam a solidão e o progredir de doenças psicológicas.

Uma boa alimentação, rica em nutrientes, vitaminais e minerais está diretamente relacionada com o envelhecer de forma saudável com uma vida mais ativa e feliz. A alimentação está intimamente relacionada com a saúde geral do corpo humano, o que faz a nutrição ser um dos serviços mais importantes a serem prestados nessa categoria. É por esse fator modulador e controlador que atinge o envelhecimento humano que faz esse serviço está relacionado a promoção de saúde.

Psicologia Domiciliar

Tendo em vista os défices sociais, a solidão e um estilo de vida que beneficia danos à saúde mental, o acompanhamento psicológico é essencial para manter o idoso positivo e motivado. As mudanças de diferentes aspectos da vida, a aposentadoria, a perda de entes queridos, o afastamento dos filhos, amigos e familiares são uns dos conflitos que atingem o emocional da pessoa. É sabendo lidar com essas mudanças da vida que se encontra a tranquilidade da mente e assim se alcança o bem-estar tão almejado.

A psicologia está cada vez mais se preocupando com a sensação de bem-estar da terceira idade, buscando acompanhar de perto as alterações vindas com a velhice. Essas mudanças, sejam elas psíquicas, emocionais, socias ou físicas, nem sempre são fáceis de lidar sozinho, fazendo com que esse apoio profissional dentro de casa tenha grande relevância na saúde do idoso. É através desse zelo e da mudança da maneira de ver esse período da vida que a melhor qualidade de vida será obtida.

Play Video