Armazenamento, descarte e validade dos medicamentos

Onde você guarda os medicamentos? E o que faz com os vencidos?
Onde você guarda os medicamentos? E o que faz com os vencidos?

Uma das pautas importantes no Geral na Saúde é o cuidado com o armazenamento e com o descarte dos medicamentos. Esses cuidados são muito importantes para preservar as propriedades dos remédios, evitar acidentes e não contaminar o meio ambiente.

 
Nosso correspondente Elton Apolinário, da Equipe Técnica do Programa Saúde da Família na Associação Saúde da Família, escreveu algumas orientações para fazermos tudo direitinho. 

 

Condições ideais para o armazenamento dos medicamentos:

  • local de fácil acesso, mas fora do alcance de crianças;
  • ser um ambiente sem umidade e 
  • estar protegido da luz e do calor excessivo.

Descarte correto de medicamentos:

É importante lembrar que os medicamentos não devem ser descartados no lixo comum nem no vaso sanitário, pois podem contaminar o solo e a água. As pesquisadoras Daniele Maia Bila e Márcia Dezotti explicam: “Diversas substâncias não são totalmente removidas durante os processos convencionais de tratamento de esgotos”.

Fale com um adulto para a sua família para levar os medicamentos vencidos para a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que eles encaminham esse lixo para um aterro especial.

Prazo de validade dos medicamentos:

O prazo de validade dos medicamentos deve ser observado na hora em que eles são retirados nas farmácias e drogarias. Não é possível determinar uma data para o vencimento dos medicamentos depois de aberto; o correto é observar a textura, cor e o cheiro. E é muito importante utilizar o medicamento exatamente na dosagem e o número de dias recomendado pelo médico.

 

Referências:

Daniele Maia Bila e Márcia Dezotti, “Fármacos no meio ambiente”. Revista Química Nova, vol. 26, nº 4, 2003.