Lançamento do livro “Não espere de mim apenas poesias”

Slide12

No dia 27 de agosto de 2015 será lançado o livro “Não espere de mim apenas poesias”, de Leide Moreira. O lançamento, que ocorrerá no auditório Folha de São Paulo (Rua Barão de Limeira, 425 – Cerqueira César – São Paulo), contará também com um recital, dirigido por Donizete Mazonas, a participação das atrizes Gilda Nomacce e Dani Smith e dos músicos Elder Costa e Rafael Toledo.

Leide é uma advogada, que em 2004, aos 56 anos e prestes a se aposentar foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Esta doença rara é uma doença degenerativa, causadora da gradual paralisação de células nervosas, que perdem a capacidade de transmissão de impulsos nervosos. Um ano após sentir os primeiros sintomas, Leide conseguia mover apenas o globo ocular.

Apesar de não conseguir falar e se movimentar, com a ajuda da família e de cuidadores, Leide decidiu resgatar os poemas que já havia escrito e escreveu outros mais, resultando na publicação de dois livros “Letras da minha emoção”, em 2006 e “Poesias para me sentir viva”, em 2008. A nova obra, “Não espere de mim apenas poesias”, tem ilustrações de seus netos, são mais 200 poesias com comentários sobre o seu dia a dia.

Para se comunicar e também escrever seus poemas, Leide usa uma tabela visual, que é composta por colunas e linhas contendo letras e números, ou ainda palavras e expressões mais usadas no cotidiano. Uma cuidadora ou alguém da família exibe a ela a tabela e indica cada linha ou coluna, para que Leide sinalize com os olhos qual a combinação desejada, até completar palavras e frases.

O projeto é patrocinado pela Área de Doenças Raras da Pfizer e pela Casa Hunter (Associação Brasileira dos Portadores da Doença de Hunter e Outras Doenças Raras) e conta com o apoio da AbrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), além do Jornal Folha de S.Paulo.