29 de fevereiro: Dia Mundial das Doenças Raras

No último dia do mês de fevereiro é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras, como estamos em um ano bissexto, a data de comemoração será 29.

Como já abordado em alguns posts aqui do Geral na Saúde, doenças raras são aquelas que atingem um pequeno número da população. 80% dessas doenças tem origem genética, enquanto o restante é resultado de infecções virais ou bacterianas, alergias ou mesmo causas ambientais.

O tema deste ano é “Voz do Paciente”, visando reconhecer o papel crucial dos pacientes em expressar as suas necessidades e instigar a mudança, melhorando suas próprias vidas e a de suas famílias e cuidadores. O slogan de 2016 visa abranger à todos, convidando aqueles que não possuem doenças raras ou mesmo não conhecem ninguém que possui, juntando-se ao grupo dessas pessoas afim de conhecer mais sobre o assunto.  As pessoas que possuem uma doença rara, e suas famílias, são frequentemente isoladas. A comunidade em geral pode ajudá-los a sair deste isolamento: “Junte-se a nós para que a voz das doenças raras seja ouvida”.

Assista abaixo o vídeo oficial da campanha de 2016

Clique aqui e acesse também o site oficial do Dia da Doença Rara. Há uma opção no canto superior direito da tela para traduzir a página para português.