Uma iniciativa no Jaguaré – Arte como saúde e qualidade de vida

sala de aula editadaNas comunidades do bairro Jaguaré, zona oeste da cidade de São Paulo, programas e projetos sociais investem na arte e na cultura como meio de se ter uma vida mais saudável.

Uma das iniciativas, parte do programa Social Vizinho Legal, coordenado pela Ideia.SP Projetos Sociais, Artes e Eventos,  é a Cia de Teatro Vizinho Legal, formada por jovens de 15 a 30 anos, que realiza diversos espetáculos teatrais a partir de diferentes questões: temática jovem, “nossos sonhos e nossas pedrinhas”, de onde vieram nossas famílias?, intervenção na UBS em campanhas de saúde, principalmente, vacinação, teatro de rua nas ruas das comunidade para todas as faixas etárias, oferecendo lazer e ampliando repertórios e horizontes aos finais de semana, oficinas e workshops em escolas públicas.

No último domingo, jovens da Cia de Teatro iniciaram, voluntariamente, uma oficina de iniciação teatral infanto-juvenil para a comunidade.

A Cia de Teatro Vizinho Legal também colabora para Educação de Jovens e Adultos e expande horizontes!

Cenas de espetáculos da Cia de Teatro Vizinho Legal realizados ao longo dos anos no Projeto Conexões, ilustram vídeo da disciplina de Língua Portuguesa, tema Texto Dramático, cuja ideia é revelar aos alunos como se dá a montagem de uma peça teatral, destacando os caminhos do texto até o palco.

O vídeo educativo foi produzido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini para o programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA/ Mundo do Trabalho, um projeto de caráter educativo e sem finalidade comercial, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

O objetivo é proporcionar condições para que parte da população maior de 16 anos que não teve acesso à educação em idade própria possa completar seus estudos no ensino fundamental ciclo II (6º ao 9º ano).

O material tem tiragem estimada de 12.000 DVDs e está disponibilizado no portal do programa EJA na internet. Trata-se de material educacional, com finalidade social e de distribuição gratuita, sem qualquer intenção comercial.

Acessem os vídeos clicando aqui.