Rap do Cidade Julia

Olá pessoal do Geral na Saúde!

Nós somos do CCA Cidade Julia, que está localizado na rua Pascoal Grieco, 131. Fazemos parte da organização Centro de Defesa dos Direitos Humanos Frei tito de Alencar Lima, que possui duas unidades, uma no bairro de Americanópolis e outra no Cidade Julia.  Atualmente são atendidas 256 crianças e adolescentes. Temos oficinas de capoeira, artes, corpo e movimento, cartografia e consumo consciente, entre outras atividades.

Umas das nossas atividades este mês foi uma caminhada pelo bairro Cidade Julia. Passamos por várias ruas, entre elas a Paschoal Valva, a Guaicuri, a Olegário Paiva e a Maria Tereza.

Ao andarmos pela rua Maria Tereza, encontramos algo que nos chamou atenção: uma caixa de esgoto aberta no meio da rua, atrapalhando a passagem dos carros e das pessoas. Conversando com os moradores, eles levantaram alguns problemas que ocorreram devido esta caixa, como pessoas e carros que caíram por não conhecerem a existência do buraco.

Além deste, pudemos apontar alguns outros pontos que temos que chorar pelo leite derramado em nosso bairro: temos um posto de saúde na rua do CCA, no entanto, é muito difícil conseguir marcar uma consulta; temos três pontos de bicas de água potável e  ninguém faz nada, mesmo com a atual falta d’água; mesmo tendo caçambas de lixo, as pessoas preferem jogar no chão e por isso há muito lixo na ruas.

Todos esses pontos, que levantamos durante as conversas que fizemos no CCA, levaram os adolescentes a questionar os motivos que nos levam a ter todos esses problemas no bairro. A fim de ilustrar essa atividade, os adolescentes criaram um RAP.

 

Rap do Cidade Julia

Fala aê pessoal

Aqui é samba bom

Rimando no CCA

No ritmo desse som

 

Vou mandar um papo reto

Olhe ao seu redor

O bairro tá zuado

E ainda vai ficar pior

 

Na nossa comunidade

Não tem frescura, não

As pessoas nem reparam

Nos buracos pelo chão

 

Na bica tem muita água

Parece que nunca acabará

Será que algum dia

Alguém vai repará?

 

É a historia desse bairro

Será que alguém conhece?

Hum, hum acho que não

Pois não somos todos nerds

 

Antigamente era fazenda

Agora sei lá o que é

Tudo ficou muito doido

É o bairros dos manés

 

Ao Final dessa história

Acabei concluindo

Que nós todos desse bairro

Somos muito mais que isso

 

Não podemos desistir

Só porque somos pobres

Vamos todos resistir

Porque juntos somos fortes.

 

Jovens do Cidade Julia

 

CIMG0796

Atividade realizada com o grupo de adolescentes do CCA Cidade Julia.