Destaque da Comunidade de Vila Aparecida

O pessoal do CCA AFAGO fez uma atividade muito interessante em junho. Os jovens conversaram com uma pessoa importante na história do bairro e o resultado a gente confere a seguir!

 

Nome: Raimundo Nonato Marques Matias

Apelido: Cebola

Idade: 55 anos

Data de Nascimento: 07/08/1960

Nasceu no Municipio de Acaparu – Ceará, chegou em São Paulo 1982, 33 anos

Estado Civil: Casado

 

Através da atividade Destaque da Comunidade, pudemos descobrir as várias qualidades que a pessoa tem a respeito de trabalho social dentro da Comunidade Vila Aparecida, que até então são desprovidas de lazer, afetividade e relações sociais.

Desde pequeno o Sr Raimundo Nonato, conhecido como Cebola, apelido este dado por uma amiga, demonstra interesse em ajudar as pessoas, crianças, idosos etc. Sendo assim esta postura de relações sociais que exerce e desenvolve hoje na comunidade é oferecida de maneira natural fazendo parte realmente do contexto da pessoa.

Hoje o Sr. Nonato tem embutido dentro de si uma responsabilidade social com a comunidade e em especial as crianças e adolescentes, pois desde 1985 iniciou o primeiro trabalho com as crianças por vários motivos, primeiro por ser devoto de Nossa Senhora Aparecida, por isso que a festa das crianças é realizado no dia 12 de outubro.

Esta ação social, não é realizada sozinha. Houve um período que o Sr Nonato não tinha recursos para continuar realizando a festa para a comunidade, então iniciou um processo de captação de pessoas que compartilhassem da mesma ideia e ideal. Começou então a fazer a divulgação do evento para que as pessoas pudessem estar juntos desta proposta e com isso, hoje várias pessoas e empresas parceiras compartilham a ideia dele de maneira comprometida, onde o movimento social acontece com as ações de pessoas que ajudam.

O que fica para nós dentro do Centro para Criança e Adolescente AFAGO em relação à visita do Cebola? No projeto a visita surtiu positivamente, pois suas ações realmente são inspiradoras para a vida das famílias, crianças e adolescentes, tendo visto a escolha da pessoa pelas crianças e adolescentes percebemos que este não realiza apenas a festa para o dia das crianças, mas ajuda por campeonatos esportivos na rua, corridas etc.

Hoje o Sr. Raimundo expressa com simpatia e tranquilidade o resultado do seu trabalho social de forma natural, pois acredita que uma mudança de governo também seria necessária para um país melhor, onde as desigualdades, corrupções, fome, saúde, educação, desemprego, fossem realmente tratadas como questões sociais de suma importância para que homens e mulheres voltassem a sorrir, trazendo nos olhos o poder de ir e vir, comendo o pão para amassar o chão e pensando de maneira adequada sobre os grãos. A utopia de um país melhor desde que homens possam ser tratados como protagonistas sociais que fizeram a diferença na sua história.

Destaque da comunidade - CCA AFAGO

 

Destaque da comunidade - CCA AFAGO 2