CCA AFAGO cartografando e transformando a comunidade

Muitas vezes nós falamos do meio ambiente como se não fizéssemos parte dele. Meio ambiente é o lugar onde vivemos, dele faz parte o nosso corpo, nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade. Quando nos conscientizamos do nosso papel, enquanto cidadãos, passamos a ver nossos espaços de convivência com a sensação de pertencimento, de que temos que cuidar do que é nosso por direito.

As atividades propostas aos jovens do CCA Afago partiram das necessidades observadas em nosso território, pois precisamos inserir no cotidiano deles ações que promovam a proteção e preservação do meio ambiente.

Na atividade proposta no período da manhã, os jovens adotaram a Praça Alexandre Francisco Rebouças para uma ação de limpeza do espaço e pinturas. Eles estavam muito engajados nessa tarefa, pois não só cuidaram do espaço, como também, em resposta a essa atitude, os moradores que observavam ou que esperavam o ônibus no ponto, respondiam com sorrisos e com palavras de incentivo aos adolescentes.

Os jovens, por sua vez, têm demonstrado um grande interesse por ações como esta. A nossa instituição aguarda agora uma resposta da Prefeitura Regional, nos permitindo adotar a Praça e construirmos um jardim. Conseguirmos brinquedos, aparelhos de ginástica e muitas coisas para o bem estar da comunidade.

Finalizamos a ação com a retirada de cinco sacos de lixo, entre sujeiras que a população joga enquanto espera o transporte público e muitas folhas que cobriam a praça.

No período da tarde a turma foi mobilizada para realizar um trabalho de melhoria na comunidade de Vila Aparecida, pois o escadão que dá acesso às salas do CJ Afago e da sede administrativa estava sem vida, sem cor.

ANTES

   DURANTE 

   DEPOIS

O pessoal se divertiu enquanto dava um novo visual para o escadão, foi um trabalho em equipe bastante significativo.

Que tal se inspirar e fazer uma transformação em algum local do seu bairro também? 😉

Um forte abraço para todos!