Cartografia de Americanópolis e Vila Joaniza

O pessoal do CCA Vida e Convivência fez uma atividade de Cartografia e está de olho nos pontos a melhorar nos seus bairros, Americanópolis e Vila Joaniza.

***

Falta muita coisa no meu bairro, como arvores e áreas de lazer. Tem muita coisa ruim também, como calçadas esburacadas, fios soltos, lixos nas ruas, pichações nos muros, falta de luz e água. Há muita coisa para arrumar na rua. Desde que eu moro aqui existem esses problemas. Espero muito que isso melhore.

A falta de luz e de água é uma das piores coisas, pois não consigo ver a novela sem luz e sem água não é possível fazer comida. Faixa de pedestres apagada também é um grande problema, pois as pessoas podem morrer. Lixos também, porque atraem animais sujos que transmitem doenças.

Acho que as pessoas também poderiam ajudar e contribuir. Assim todos poderiam viver muito melhor e felizes uns com os outros. As calçadas esburacadas impedem a circulação de pessoas com necessidades especiais, como deficientes visuais, cadeirantes, etc. Queria muito que concertassem muitas coisas nas ruas, ficaria muito agradecida.

Carolina de Moura, 13 anos.

 

***

As calçadas estão esburacadas, os faróis não funcionam, algumas faixas estão completamente apagadas, lixos ocupam a maior parte da calçada e o cheiro é horrível. Não temos lixeiras nos postes, as poucas que temos estão quebradas. Temos poucas praças, que estão sujas e com poucos bancos. Estes ficam cheios de moradores de rua que estão em péssimas condições. Temos também muitos animais jogados e maltratados na rua. O saneamento básico e a iluminação são muito precários.

A escola não é interessante, pois a rotina é sempre a mesma. Não fazemos passeios, nada de diferente. Além disso os professores são mal humorados – ninguém merece né?

Nos postos de saúde, as filas de espera são enormes e para conseguir marcar consulta ou retorno só depois de 3 ou 4 meses. Além de tudo nunca tem remédio. A maioria são idosos, que deveriam ter prioridade.

As pessoas vivem em locais perigosos, como beira de córregos, porém não conseguem sair de lá, pois não têm outro lugar para ir.

A desigualdade reina no país em todos os sentidos.

É isso!

Rafaela Gomes

 

***

Os fios do meu bairro precisam ser trocados porque estão cheios de rabiolas de pipas velhas e tênis velhos. As calçadas precisam de reforma, porque estão cheias de buracos, as ruas também precisam ser reformadas, porque também estão esburacadas. As lixeiras estão quebradas e os faróis geralmente estão quebrados ou sem funcionar.

Laryssa 

 

***

Moro em frente a vila. Quando eu vou pra escola é muito difícil de atravessar a rua, porque não tem farol e os motoristas não deixam a gente passar.

Na frente do posto policial tem farol, mas como não funciona, os carros passam muito rápido.

Perto de onde eu moro tem um córrego, onde as pessoas jogam lixo. Em frente à minha cassa tem um terreno baldio, as pessoas também jogam entulho, móveis e outros lixos nele.

A frente do AMA está com a calçada quebrada e móveis queimados que foram jogados na rua.

O nosso bairro precisa de muitas melhorias: tem muitos carros, postes, lixo e casas prestes a cair.

Vitória, 12 anos

Cartografia da Vila Joaniza pelo CCA Vida e Convivência

Saiba mais sobre a metodologia de Cartografia desenvolvida pelo Cenpec

Veja mais textos feitos em atividades de cartografia!