Balão dos Sonhos – CCA Joca

O pessoal do CCA Joca veio aqui no Geral na Saúde contar como foi a realização das atividades sobre Chorar pelo leite derramado, com as crianças de 06 a 11 anos que frequentam o espaço, vamos conferir?

BALÃO DOS SONHOS

Diante a proposta do Projeto Cartografia, tendo como foco inicial a proposta Chorar pelo leite derramado, observamos a realidade do nosso bairro diante a falta de colaboração, contribuindo em jogar lixos em qualquer lugar de uma forma totalmente negativa para nosso meio ambiente.

Os adolescentes iniciaram abordando o tema Chorar sobre o leite derramado. Durante uma caminhada pelo bairro, eles observaram as tragédias de tudo que vem acontecendo em relação a enchentes, doenças, muito entulho, as praças e áreas de lazer sem condições de brincar etc. Diante de todas essas observações perceberam que é preciso dar um grito de voz ativa e despertar nas pessoas a consciência em preservar.

Realizamos com o grupo B, formado por crianças de 09 a 11 anos, uma atividade que chamamos de balões dos sonhos, na qual, a partir do percurso realizado pelo bairro, visualizamos alguns dos nossos sonhos para melhoria da região.

Procuramos despertar em cada usuário o poder de contribuir e modificar esta situação que estamos vivenciando dia a dia. Levando a imaginação além e acreditando que podemos sonhar e tornar este sonho a realidade.

No decorrer do percurso observou-se um olhar de espanto dos jovens, observando situações de sujeira em volta ao bairro, acúmulos imenso de lixos, móveis jogados nas calçada,s a falta de respeito da comunidade diante o nosso meio ambiente. Houve alguns relatos de usuários observando que nós também fazemos parte desta falta de respeito, quantas vezes contribuímos em jogar lixo no chão, quantas vezes passamos por este percurso no nosso dia a dia e não paramos para observar como a nossa natureza esta sendo maltratada. Os jovens tiveram a preocupação de pensar em nossos coletores de lixo, despertando atenção em orientar as famílias no cuidado de reciclar, evitar jogar pedaços de vidros expostos no lixo evitando acidentes.

Diante de tantas observações fizemos um levantamento de como poderíamos melhorar nosso bairro, apontando assim o nosso sonho e a grande mudança que nós enquanto cidadãos  poderíamos fazer a partir dessa realidade que é um pesadelo. Pensamos, então, na proposta de apresentarmos um grande  painel representado por balões dos sonhos, fazendo com que eles transmitam a nossa mensagem de esperança em acreditar que cada sonho de modificação poderá fazer a diferença.

Justificando que os adolescentes iniciaram o painel, criando uma arte, demonstrando uma paisagem linda e posterior a essa criação o projeto deu continuidade com a turma dos pré-adolescentes que confeccionaram com material totalmente reciclável, sendo esses papelões dando forma aos balões dos sonhos que traz a ideia de esses voando indo a um destino levando consigo a mensagem das crianças expostas dentro deles, considerando que sonhar em uma comunidade, bairro cidade, pais e mundo melhor para todos viverem.

Esse projeto foi bastante significativo na vida de cada jovem e de toda a equipe de educadores e gestão, trazendo a cada um a reflexão de que precisamos cuidar mais do nosso bairro e preservar o meio ambiente, ajudando a evitar as catástrofes ambientais.

Outro fator muito importante a ser ressaltado foi a participação dos comerciantes do entorno, que disponibilizaram caixas de papelão para confecção dos balões. Contudo, afirmamos que ter desenvolvido essa temática com os jovens trouxe um período longo de reflexão a todos nós. O que estamos fazendo para tornar esses sonhos de mudanças do bairro em realidade, sempre com base na fala dos jovens, nosso bairro pede socorro. Fica então a tarefa de ser cidadão consciente do nosso dever de cuidar.

EDUCADORA: ELIANA APARECIDA DE MIRANDA

FAIXA ETÁRIA: 09 a 11 anos

TURMA: MANHÃ E TARDE B

20150427_15221301
Trabalho produzido pelos jovens – Balões dos sonhos

 

20150427_152758
Jovens do CCA Joca durante as atividades Balões dos sonhos