pulso aberto

O pulso aberto é uma situação pela qual muitas pessoas já passaram e que é utilizada para definir uma dor no pulso.

Geralmente ela acontece após algum esforço exagerado da articulação. Sendo assim, confira mais sobre essa situação aqui:

O que é pulso aberto?

Apesar do nome, o pulso aberto não se trata literalmente do pulso aberto. Esse é o nome dado a condição onde os ligamentos do pulso estão lesionados.

Essas lesões podem estar ligadas a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), traumas ou levantamento de peso excessivo.

A Lesão por Esforço Repetitivo é mais comum em profissionais que trabalham exercendo os mesmos movimentos com as mãos, como trabalho em escritório e professores.

Os traumas responsáveis por abrir o pulso são aqueles onde a pessoa cai se apoiando com as mãos ou durante algum esporte recebe algum impacto nesta região.

Isso acaba gerando um impacto muito forte na região do pulso que ele não suporta, o que resulta em lesões no pulso.

A dor no pulso também pode ser resultado da síndrome do canal cárpico, ou túnel do carpo. Esse é um problema do nervo ao passar em uma área do punho chamada de carpo.

A dor gerada por ela acontece por conta da compressão desse nervo quando passa pela região do pulso.

O problema no canal cárpico é mais comum de acontecer em mulheres de 30 a 60 anos. Ele também pode acometer os dois pulsos ao mesmo tempo.

A pessoa também pode ser propícia a abrir os pulsos de acordo com sua genética. Sua dieta também pode afetar, visto que o déficit de algumas vitaminas contribui para isso.

Como saber se o pulso está aberto?

O pulso aberto não é um conceito médico em si, portanto não se trata de uma doença. Sendo assim, ele é uma situação onde os ligamentos do pulso sofreram danos.

Portanto, é possível saber se o pulso está aberto a partir dos sintomas, que são:

  • Dor constante na região do pulso;
  • Intensificação da dor ao realizar esforços nesta região;
  • Sensibilidade a ações externas;
  • Inchaço no punho;
  • Perda da flexibilidade do pulso e dos dedos da mão;
  • Perda da capacidade de exercer força com o punho.

Além disso, caso sinta um ou mais desses sintomas é recomendado procurar atendimento médico, visto que a partir da consulta é possível realizá-lo e identificar se há algum deslocamento.

Isso se faz necessário porque por menor que seja o deslocamento ósseo no pulso, ele consegue gerar bastante incômodo.

Além disso, é bom evitar qualquer tipo de movimento exagerado após começar a sentir dor no pulso.

Isso é necessário pois caso o paciente tenha fratura ou deslocado o pulso, movimentos extremos podem acabar piorando a situação.

Leia também: como prevenir dores no cotovelo no trabalho?

pulso aberto fotos

Como prevenir o punho aberto?

A prevenção do pulso aberto varia de acordo com suas causas. Portanto, para evitar problemas causados por esforço excessivo, deve-se evitar pegar peso acima do limite.

Já para evitá-la quando causada por traumas deve-se ter mais cuidado ao andar e correr a fim de diminuir o risco de tombos e ao praticar esportes para evitar impactos nesta região.

Quando sua causa é a LER, o ideal é fazer pequenos intervalos durante as atividades para dar ao pulso um tempo de descanso;

Além disso, é importante manter a postura ideal durante a realização desses trabalhos para evitar problemas na coluna também.

No caso da Lesão por Esforço Repetitivo também é recomendado interromper a atividade ao sentir alguma dor ou incômodo.

Se houver algum caso recorrente de pulso aberto na família, deve-se consultar regularmente com um médico especializado regularmente para que ele realize o acompanhamento.

Desse modo é possível contornar a predisposição e evitar abrir o pulso. Além de também poder levar uma vida normal.

pulso aberto o que fazer

O meu pulso está aberto o que fazer?

Quando o pulso está aberto não há mais como impedir que ele aconteça, portanto a primeira coisa a se fazer é interromper qualquer tipo de atividade com o pulso a fim de evitar o agravamento.

O ideal é procurar atendimento médico para que ele possa realizar um exame de raio x ou tomografia e verificar se há alguma trinca ou fratura no pulso.

Caso haja, ele encaminhará o paciente para o devido tratamento. Se o problema for apenas o pulso aberto, provavelmente ele recomendará repouso e uso de uma tala ou munhequeira.

Se a causa da dor no punho for Lesão por Esforço Repetitivo, o médico provavelmente indicará uma licença por algum tempo para que o pulso possa descansar.

Caso mesmo após o período de licença os sintomas continuem, é possível que a pessoa tenha que se aposentar devido a impossibilidade de permanecer exercendo aquela função.

Pulso aberto tratamento caseiro

Caso não seja possível ir a um médico, o ideal é aplicar uma bolsa de gelo para reduzir o inchaço, utilizar uma munhequeira para ajudar com a dor e evitar esforços na região.

Também pode-se tomar um analgésico para reduzir a dor, porém deve-se procurar um médico caso os sintomas persistam.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Leia também: o que é acupuntura?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.