Os benefícios da pílula anticoncepcional para a mulher

anticoncepcional

A pílula anticoncepcional, desde sua sintetização, transformou o a vida da mulher, oferecendo uma maior liberdade sexual. Esse tipo de medicamento é, até os dias de hoje, o método contraceptivo que mais é utilizado, uma vez que oferece uma série de vantagens e simplificações na vida da mulher; devendo se levar em conta também suas desvantagens. Veja a seguir os benefícios que o uso da pílula anticoncepcional pode oferecer:

Vantagens da pílula anticoncepcional

A principal vantagem da pílula anticoncepcional é a prevenção de uma gravides indesejada, porém, o seu uso não se limita a esse benefício, conheça os demais:

Melhora na condição da pele

Apesar da maioria das mulheres usufruírem da pílula anticoncepcional para a prevenção da gravidez, um grande número também adere a esse contraceptivo para a melhora exponencial da pele, uma vez que acnes, oleosidade excessiva e pelos faciais, entre outros sintomas, podem advir de alguma alteração dos hormônios sexuais androgênicos.

Esse caso influencia diretamente na autoestima, na qualidade de vida e no bem-estar da mulher. Entretanto, com o uso regular do anticoncepcional, ocorre a redução da taxa desses hormônios e, sucessivamente, na melhora da aparência da pele, a livrando de todos aqueles sinais desagradáveis.

Redução das cólicas e TPM

A pílula anticoncepcional, ao ser ingerida, inicia o controle do sistema reprodutor, uma vez que possui a quantidade ideal de hormônios, geralmente uma combinação de progesterona e estrogênio. Desse modo, os sintomas das cólicas são reduzidos logo após a primeira cartela, já que o corpo não irá incitar o útero da mesma forma.

A tensão pré-menstrual, chamada TPM, também é diminuída com a aquisição do controle dos hormônios. Isso acaba por atrapalhar as quedas e os picos súbitos hormonais do FSH (fólico estimulante) e o LH (luteinizante), que atuam em processos como a ovulação e assim, na oscilação do humor antes da menstruação.

Controle do ciclo menstrual

O ciclo menstrual desregulado é um incomodo para muitas mulheres, e a pílula anticoncepcional é uma solução para esse problema. Pelo fato de serem ingeridas em quantidades de hormônios, frequência e intervalos pré-determinados, o previsto é que a menstruação fique regulada.

A menstruação, assim, se habitua a chegar no período de pausa, uma vez que tem início no momento que ocorre a cessação do processo que o corpo realiza a identificação; mudando de acordo com o estilo optado. Esse intervalo não possui interferência na eficiência da medicação, mesmo por causa da carência dos medicamentos. Outro fator relevante é que a menstruação não é sempre fiel quanto ao dia e hora, mas precisa ao período.

Diminuição do fluxo menstrual

Além de dificultar o processo de ovulação, a pílula anticoncepcional atua na redução da dimensão do endométrio; tecido que compõe o interior do útero e que rege a menstruação. Com isso, em algumas situações ocorre a diminuição do fluxo menstrual, o que não é algo geral, e em alguns casos, o sangramento também pode não acontecer no intervalo. No interesse de cortar a menstruação por completo, uma medida é o consumo constante da pílula, sem a presença do intervalo. Logo, tenha os seus objetivos quanto o uso da pílula estabelecidos para evitar futuros descontentamentos.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *