o que é acupuntura

Apesar de ser uma técnica muito conhecida, muitas respondem a pergunta “o que é acupuntura?” como sendo aquele negócio das agulhas.

Porém, a acupuntura é muito mais que um simples “negócio das agulhas”. Portanto, confira abaixo sobre o que é acupuntura, como é feita, sua origem, perigos e benefícios:

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma terapia de origem chinesa que existe há milhares de anos. Essa técnica consiste na aplicação de agulhas em certos pontos do corpo denominados meridianos.

Essa é uma técnica medicinal, portanto seu uso é capaz de promover melhorias em alguns casos clínicos específicos.

Isso acontece pois durante a sessão, são inseridas algumas agulhas no corpo do paciente. Essas agulhas são responsáveis por estimularem determinadas terminações nervosas presentes no corpo.

Isso acontece pois através dessa técnica é possível alinhar os meridianos do paciente. Segundo a cultura chinesa, o desequilíbrio do fluxo de meridianos pode trazer problemas para o paciente.

Essa desordem pode atrapalhar o funcionamento do corpo, provocando sintomas como dores, fraqueza e cansaço.

Portanto, o objetivo da acupuntura é corrigir esse fluxo e desse modo melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Porém, apesar de existirem estudos científicos que comprovem a eficiência desse tratamento, no Brasil ele não é reconhecido como tratamento definitivo.

Desse modo, médicos recomendam que ela seja utilizada apenas como maneira de complementar o tratamento clínico.

Quando é o dia do acupunturista?

O acupunturista é uma profissão reconhecida pela Federação Médica Brasileira (FMB), portanto, assim como os outros médicos, eles também possuem uma data na qual é comemorada o dia deles.

O dia dedicado a esses profissionais é o dia na qual a acupuntura foi reconhecida legalmente como uma especialidade da medicina, o que ocorreu dia 11 de agosto de 1995.

Desse modo, todo dia 11 de agosto a partir de 1995 é considerado o dia do acupunturista.

meridianos acupuntura

O que são pontos da acupuntura e meridianos acupuntura?

Segundo a cultura oriental, nosso corpo é constituído de duas energias principais, yin e yang, enquanto estas são divididas em outras 5 que representam os elementos da natureza.

Logo, o  tratamento da acupuntura consiste no alinhamento dos meridianos que é feito a partir do controle do fluxo meridional pelos pontos da acupuntura.

Sendo assim, os meridianos são os canais por onde flui a energia enquanto os pontos são locais específicos que ficam localizados nos meridianos e são os locais onde as agulhas são inseridas.

Desse modo, a partir da inserção das agulhas nos pontos, o acupunturista consegue alterar o fluxo de energia, levando-o ao equilíbrio.

Pontos de acupuntura para ansiedade

Nosso corpo possui muitos pontos de acupuntura nos quais cada um possui uma função diferente. Dessa maneira, a partir do estímulo de certos pontos é possível interferir até mesmo em emoções.

Porém, é importante mencionar que não devemos praticar acupuntura por conta própria. Entretanto, existem alguns pontos que podem ser pressionados com o próprio dedo e controlar algumas emoções.

Para melhorar a eficiência desse procedimento, é recomendado fechar os olhos e respirar profunda e lentamente enquanto pressiona os pontos. Os pontos de pressão são:

    • Meio da testa, entre as sobrancelhas, ajuda no controle da ansiedade;
    • Buço, região abaixo do nariz e acima dos lábios, ajuda a acalmar e melhorar o fluxo de energia para a parte superior do corpo;
    • Queixo, bem abaixo dos lábios, estimular essa região auxilia o fluxo de energia;
    • Topo da cabeça, esse ponto beneficia o funcionamento do cérebro e ajuda a acalmar.

Leia também: formas de cuidar da saúde mental no dia-a-dia

pontos de acupuntura no pé

Pontos de acupuntura no pé

Apesar de se tratar de uma das extremidades do corpo, por meio do estímulo de certos pontos no pé é possível influenciar em diversas funções do corpo.

Portanto, a sola do pé possui pontos responsáveis por várias partes do corpo. Sendo assim, essa é a base das massagens nos pés e dos massageadores de pé.

Como é feita uma sessão de acupuntura?

Para realizar uma sessão de acupuntura, primeiro deve-se procurar uma clínica que possua um profissional qualificado, dando preferência a locais que já possuam certa fama.

Após marcada a sessão, é possível escolher o tipo de acupuntura desejada, visto que com ela é possível influenciar várias áreas do corpo. Portanto, os tipos disponíveis são:

O que é acupuntura estética

A acupuntura estética é feita a partir do estímulo nos pontos responsáveis por aumentar a produção de colágeno e outras substâncias que ajudam a manter uma aparência jovial.

Normalmente, esses pontos estão localizados na parte superior do corpo, ou seja, cabeça, ombros e rosto.

Além disso, os resultados estéticos dessa técnica são mais naturais do que os baseados na inserção de produtos na pele.

Auriculoterapia

Apesar de não fazer uso de agulhas, a auriculoterapia também faz parte da acupuntura. Esse método consiste na fixação de pequenas sementes de mostardas em pontos específicos da orelha.

Os pontos escolhidos variam de acordo com o objetivo do paciente, e o tratamento em si é feito pelo próprio paciente, que deve apertar a sementinha de cada ponto pelo tempo recomendado pelo profissional.

Laser acupuntura ou eletroacupuntura

Esse método é usado para tratar dores crônicas derivadas de problemas na coluna, além de melhorar a qualidade do sono e o humor.

A eletroacupuntura utiliza um aparelho que possui pequenas agulhas que enviam pequenos estímulos elétricos para o corpo.

Desse modo, ela reduz o estresse e a ansiedade, além de oferecer uma sensação relaxante.

Acupuntura para emagrecer

Essa técnica milenar acredita que a obesidade causa o desequilíbrio dos meridianos do corpo, impactando alguns órgãos e até mesmo hormônios.

Portanto, para auxiliar o controle do peso, a acupuntura pode ser utilizada para melhorar o metabolismo e reduzir o apetite.

Porém, é importante lembrar que por mais que ela contribua para a perda de peso, o ideal é combiná-la com uma dieta saudável e exercícios físicos.

moxa acupuntura

O que é a moxa acupuntura?

Também chamada de moxabustão, esse tratamento consiste no aquecimento dos pontos do meridiano, que são quase iguais aos pontos da acupuntura padrão.

Ela é baseada na queima de ervas medicinais, que transmitem o calor da queima para os pontos por meio de um bastão semelhante a um charuto.

Apesar de utilizar um método completamente diferente, a moxabustão garante vários benefícios para o corpo, assim como a acupuntura convencional.

Acupuntura dói?

A experiência da acupuntura, assim como a dor sentida, é variável de pessoa para pessoa, deste modo, a pessoa pode ou não sentir dor durante o tratamento.

Portanto para saber se você sentirá dor, a melhor maneira é experimentando, pois a experiência das pessoas é diferente.

Perigos da acupuntura

Assim como qualquer tipo de tratamento, a acupuntura também possui riscos. Sendo assim, o maior problema dessa técnica é que ela não deve ser feita em pessoas que possuem algum problema que atrapalha a coagulação do sangue.

Além disso, apenas de raros, existem casos em que a agulha pode quebrar dentro da pele do paciente ou ser inserida muito profundas gerando complicações.

Porém, esses casos podem ser evitados procurando clínicas que possuem uma boa fama e profissionais qualificados.

Dessa maneira é possível aproveitar todos os benefícios da acupuntura evitando riscos desnecessários.

Leia também: Tipos de massagem e seus benefícios

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.