Visita ao C.C.O.: Centro de Controle Operacional do Metrô

O Diego, o Felipe e o Vinicius, que frequentam o CCA São Francisco de Assis, na região de Cidade Ademar, nos contam sobre sua visita ao Centro de Controle Operacional do Metrô. Confira o que eles aprenderam por lá!

No dia 9 de maio de 2014, a gerente Ana Maria, a educadora Rosimeire e a educadora Janeide nos levaram para uma visita monitorada ao C.C.O., o Centro de Controle Operacional do Metrô, onde fomos recebidos pelos os monitores Roberto e Irene.

Lá nós conhecemos como são controladas as torres de controle dos pátios, das cabines e estacionamento das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. Também vimos o modo de operação e como o funcionamento dos trens é totalmente controlado pelos computadores, e se for ultrapassado o limite da velocidade permitida, sua frenagem é automaticamente acionada. Em casos de emergência é utilizada a operação manual e o operador controla a movimentação dos trens, recebendo orientação por rádio do CCO, e a velocidade de tráfego é limitada a 30 km por hora. Ambos também nos orientaram sobre os cuidados a tomar e os riscos que podemos ter se não utilizarmos este meio de transporte com cautela.

CCO metrô
Fonte da imagem: Wikimedia

A Irene nos contou que um dos operadores era um antigo professor, que ao fazer uma dessas visitas ficou tão encantado com tudo que mudou de profissão. Esta visita foi um aprendizado muito grande para nós usuários e todos gostaram muito.

Ao término desta visita nós recebemos uma bolsa contendo duas revistas, um mapa do transporte metropolitano, adesivos da turminha do metrô, boné e um trem para montar. Rodrigo e Irene também nos ofereceu um belíssimo café da tarde em que todos nós degustamos com muito prazer e para fechar com chave de ouro os mesmos nos levaram a uma viagem de metrô, fomos da estação Vergueiro a estação Conceição e ao chegar lá o nosso ônibus nos esperava, e fizemos um ótimo retorno para casa. Nós ficamos muito felizes.

 Conheça o site do Metrô de São Paulo