Usuários da Mamãe discutindo prevenção

A Ong Mamãe Associação de Assistência à Criança Santamarense, foi fundada em 1965. O Clube da Turma Santa Terezinha, localizado na região de Pedreira em Santo Amaro, possui 20.000 m² de terreno e neste local temos três espaços educativos: Núcleo Profissionalizante, onde atendemos adolescentes, jovens e adultos a partir de 14 anos nos cursos profissionalizantes desde 1995, com certificação do SENAI; Núcleo Arte Educação, onde são desenvolvidas atividades esportivas, teatro, artes, música etc. para crianças e adolescentes  na faixa etária de 7 a 14 anos; e também temos o CEI Santa Terezinha que atende 240 crianças.

Site: www.mamae.org.br

E-mail: mamaeprofi@uol.com.br

Desde o início das nossas atividades tivemos como proposta além do conteúdo técnico os temas transversais como orientação sexual, meio ambiente, saúde, dentre outros. Boa parte dos temas para discussões são sugeridas pelos jovens nas atividades em que eles participam, além das caixas de sugestões, onde eles podem escrever sobre temas que eles se interessam. O bate papo sobre orientação sexual e prevenção costuma acontecer entre os gêneros, nas discussões usamos dinâmicas, exibição de slides, vídeos e materiais de apoio como métodos contraceptivos fornecido pelas unidades de saúde local.

Os jovens da Mamãe Associação (Profissionalizante) fizeram uma reflexão sobre a importância dos métodos contraceptivos para prevenção de gravidez indesejada e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), quando foi possível verificar o nível de conhecimento que o grupo possui acerca do uso de anticoncepcionais, e da sexualidade em geral. Esclarecer dúvidas e fornecer informações corretas sobre os assuntos levantados  foi, também, um dos propósitos da reflexão. ;uma das jovens que participou da atividades disse que a informação sobre o uso correto dos métodos é importante para prevenir de alguma gravidez ou DST, e que se informar não é induzir à prática do sexo. Já um outro jovem nos alertou que muitos jovens não usam os métodos não por falta de conhecimento, mas pelo “calor do momento” o que pode ter consequências futuras.

Sempre fazemos debates como este, principalmente porque a proposta é conscientizar os jovens sobre prevenção de gravidez precoce e DSTs  e a possibilidade de discutir sobre o tema, tendo em vista que boa parte dos usuários não tem o hábito e a liberdade de discutir o tema em família. Após as atividades os usuários promovem o compartilhamento das informações.

Sobre CCInter - Clube da Turma Santa Terezinha

Em 1965 é fundada a Mamãe Associação de Assistência à Criança. Em 1995 iniciou as atividades no Clube da Turma Santa Terezinha na região de Pedreira, com 20.000 m² de terreno, onde atendemos crianças na área de arte educação e adolescentes nos cursos profissionalizantes. A meta é cruzar fronteiras, onde o saber se junta à ousadia e as fronteiras dos bairros passam a ficar pequenas para compartilhar conhecimento e semear novas possibilidades.
Informações: www.mamae.org.br