UBS Vila da Paz divulgando cuidado.

No último dia 12,  a UBS Vila da Paz realizou sensibilização do Setembro Amarelo na ETEC Irmã Agostina, localizada na região de Interlagos.

O intuito da UBS é justamente conversar sobre o tema e dar voz a campanha de prevenção, também foram abordados temas como DSTs, métodos contraceptivos e prevenção.

O que são DSTs ?

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DSTs podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Isso se significa que, se for feito sexo sem camisinha é necessário procurar o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A AIDS e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DSTs melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

 

A importância da Divulgação

É muito importante essa trabalho das UBS de levar esse tipo de informação aos  jovens, muitos não sabem que o SUS (Sistema único de Saúde) possui atendimentos específicos e que eles podem fazer isso sozinho caso queiram se preservar, só precisam levar um Documento com Foto.

Pouca gente sabe também que todo serviço de saúde pode te indicar apoio psicológico gratuito. Busque ajuda.

 

Procure aqui a UBS mais próxima de você.