Trabalho Infantil é crime

No mês de junho de 2015 as crianças e adolescentes do CCA Pedreira – Mar Paulista desenvolveram uma série de atividades relacionadas ao tema Trabalho Infantil.

As crianças tiveram a oportunidade de expor seu ponto de vista livremente, durante as discussões feitas sobre o tema. As opiniões eram diversas, tendo em vista que alguns adolescentes acreditavam que o trabalho serviria para conseguir aquilo que eles desejavam comprar, mas que a família não poderia dar; o problema seria a criança trabalhar e não o adolescente.

Resgatamos, então, junto a eles, um ponto crucial no ECA que diz que é dever da família assegurar o essencial para a sobrevivência da criança e do adolescente, e nesta questão o adolescente tem direito a profissionalização.

Dentro do projeto Cartografia foram levantadas as situações de trabalho infantil que eles costumam presenciar em seu bairro, entre eles, o trabalho em feiras, supermercados, lava-rápido, prostituição infantil, crianças no farol, dentre outros.

O debate foi concluído com o vídeo “Crianças Invisíveis – Jonas e Elisa”, que trouxe grande reflexão sobre a violência doméstica, visto que algumas famílias obrigam as crianças e adolescentes a trabalharem para complementar a renda familiar.

Por fim as crianças fizeram um desenho e os adolescentes uma tirinha onde puderam expor suas opiniões referentes ao tema.

Caio Leka
Desenho feito pelo jovem Caio Leka.

 

 

Kawanny de Carvalho
Desenho feito pela jovem Kawanny de Carvalho

 

Desenho feito por Henrique Martins, Luan Daniel e Gabriel Pereira.
Desenho feito por Henrique Martins, Luan Daniel e Gabriel Pereira.

 

Veja aqui um documento do Tribunal Superior do Trabalho com perguntas e respostas sobre o Trabalho Infantil, e se informe mais sobre este assunto.