Prevenção da saúde ocular

Nossa correspondente Milene Muñoz é técnica em óptica e professora na área de desenvolvimento social no Senac/SP, e resolveu compartilhar com a gente algumas dicas sobre a saúde dos olhos. Confira!

Realizar o exame ocular (exame de vista, como o conhecemos) pelo menos uma vez ao ano é importante para a prevenção de inúmeras doenças. Há doenças, como o diabetes, que podem ser sinalizadas pelo exame ocular. Irritações, vermelhidão, visão embaçada ou inchaço nas pálpebras, dor e lacrimejamento são sinais de que algo não está bem, e um exame pode prevenir e ajudar na melhor forma de tratar o problema.

file0001529921373

Se você usa óculos ou lentes de contato, é importante levar a última receita quando for ao médico.

Em alguns casos, como quando o grau do óculos é alto ou quando há uma doença ocular que precisa de acompanhamento mais frequente, é necessário realizar o exame a cada seis meses.

A prevenção de doenças oculares como o glaucoma (aumento da pressão do olho) e as doenças da retina são questões de preocupação mundial.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que até 2020 mais de 80 milhões de pessoas sejam afetadas pelo glaucoma em todo o mundo. No Brasil, calcula-se que os portadores cheguem hoje a mais de um milhão, sendo 2% dos brasileiros acima dos 40 anos e 6% dos acima de 70 anos. A doença é a segunda principal causa de perda total da visão em adultos – atrás apenas da degeneração macular senil, que é a afecção da mácula, estrutura no olho situada na retina, importante no processo de captação da imagem (visão central) e relacionada ao avanço da idade.

Toda prevenção ocular é bem vinda.

Algumas informações

  • O exame ocular deve priorizar: fundo de olho (retina), prevenção do glaucoma (pressão intraocular) e a refração (necessidade de correção visual, popularmente conhecida como verificar o “grau do óculos” ).
  • A maioria das doenças oculares são percebidas pelas pessoas em estágios mais avançados.
  • Com  o exame ocular periódico, maiores  são as chances de diagnóstico, prevenção ou tratamento.
  • Atenção e prevenção periódicas são fundamentais para sua saúde ocular.

 

Saiba mais!

Manual de saúde ocular – Prefeitura de São Paulo

OMS aprova plano para redução de doenças oculares

Sobre Milene Muñoz

Técnica em Óptica e administradora de empresas