ONGs e CRAS de Cidade Ademar e Pedreira promovem encontro sobre cartografia

Os serviços conveniados com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social  nos distritos de Cidade Ademar e Pedreira desenvolvem todos os anos um projeto coletivo de Cartografia.

A proposta para os anos de 2015 e 2016 é  o projeto #TôNaÁrea, com o objetivo de  contribuir para que todos os usuários dos CCAs e CJs possam situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica de seu território, fomentando atitudes de solidariedade e cooperação no dia a dia, para que se sintam pertencentes ao universo (casa comum), estimulando o protagonismo juvenil.

Para a apresentação e primeira ação do projeto realizou-se em fevereiro, no CEU Alvarenga, uma capacitação com a presença de 154 trabalhadores da rede, a equipe técnica e de supervisão dos CRAS Cidade Ademar e Pedreira e a Srª Simone Fontes, supervisora de Assistência Social de Cidade Ademar.

ONGs E CRAS DE CIDADE ADEMAR E PEDREIRA PROMOVEM ENCONTRO SOBRE CARTOGRAFIA

Contamos com a presença da professora Maria do Carmo Brant de Carvalho, doutora em Serviço Social pela PUC-SP, que contribuiu para o desenvolvimento da metodologia da Cartografia junto ao Cenpec, que explanou sobre a importância da Cartografia para garantia do trabalho no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. A professora pontuou ainda que a Cartografia é um instrumento fundamental para reconhecer espaços públicos e privados, habilidades, competências e valores da cidadania para lidar em sociedade e  reforçou a importância do trabalho desenvolvido com propriedade pela Assistência na questão social urgente que é a competência sociorrelacional.

Uma das ferramentas adotadas para a execução do projeto será o blog “Geral na Saúde” , apresentado pela editora Luísa Valentini que contextualizou a história, utilização e potencial de aprendizado, protagonismo  e compartilhamento de informações que o blog propicia.

O grupo responsável pelo #TôNaÁrea socializou um questionário para ser aplicado com todas as crianças e adolescentes de todos os serviços para levantamento das ofertas do território. A sondagem indicará o reconhecimento dos usuários para o comércio local, serviços públicos e privados ofertados e norteará as demais fases do projeto.

Veja as postagens de cartografia já postadas no Geral na Saúde!

Conheça a metodologia de cartografia do Cenpec

2 comentários

Oi Geral na Saude!
Eu sou uma jovem que participa do Projeto Afago Pedreira Zona Sul,São Paulo.
Aqui na Afago estamos fazendo um trabalho que bairografia e minha educadora teve uma ideia de nos escrevemos para o prefeito e ele melhorar a cultura,lazer,moradia e saude por que o bairro esta com uma situação dificil…Bem minha educadora deu uma ideia se nos todos podesemos nos juntar e mandar isso ao prefeito..Eu tive a ideia de tirar fotos manda para ele como esta aqui.
Se ele não arrumar aqui vamos persistir ate ele fazer algo pelo nosso bairro.
Obrigada espero que voce possa nos ajudar !
Um grande Abraçoo!
Rayane Brigido Longuinho
#Afago