Minha saúde no dia a dia.

Paulo Sergio, 17 anos

Acho que saúde é uma coisa que temos que cuidar todo dia, por isso eu gosto de jogar futebol quando estou disponível, por exemplo.

Jogo com meus amigos e familiares. Acho bom porque faz muito bem pra saúde, exercita os músculos, a mente e a preguiça vai embora e é um esporte que me faz feliz.

Outras coisas que também faz bem pra saúde, na minha opinião, é praticar a leitura, ter uma alimentação balanceada que também faz bem para os órgãos, desenhar, tudo que possa exercitar a mente, o corpo e a imaginação.

 

O Paulo citou muitas coisas legais que ele faz pra cuidar do corpo e da mente dele. 

E você? Quais são os seus hábitos para cuidar do seu corpo e da sua saúde em geral?

Você sabia que o corpo leva apenas 21 dias para adquirir um novo hábito?
Mas afinal, o que é um hábito? 
Um hábito é um costume, uma atividade que você realiza com muita frequência, e é possível programar o seu cérebro para adquirir novos hábitos. 

Por exemplo, se você quer ser mais flexível, precisa ter o hábito de alongar, praticar sempre.

De acordo com os pesquisadores, uma forma simples de adquirir um novo hábito é estabelecer um programa de 21 dias. Determine o que você quer ou precisa que se torne uma rotina. Estabeleça um horário que você possa se dedicar a isso. E passe a repetir por 21 dias consecutivos. Muito provavelmente você encontrará resistência no início, mas do 22º dia em diante a ação será executada com naturalidade e você sentirá falta se não realizá-la, pois seu cérebro já estará habituado com a prática. Sem esforço nem desconforto.

Então se você não costuma se cuidar, ou seja, não tem o hábito de se cuidar, faça o programa de 21 dias até seu cérebro entender e isso virar uma rotina. Seja lavar bem o rosto, praticar um esporte, comer melhor… o importante é se cuidar.