Meus direitos em Saúde.

Você, paciente, conhece seus direitos e deveres como usuário da Saúde Pública?

 

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado.

 

Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, ou seja, informações claras, fila de espera organizada, sem bagunça.

 

Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema, ou seja, rapidez no atendimento. Nada de situações constrangedoras.

 

Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. Se você se sentir constrangido em um órgão de saúde, seu direito está sendo violado!

 

Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.

 

Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada, sua saúde também é seu dever. Cuide-se, alimente-se bem, vá ao médico.

 

Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos. Se você se sentir desrespeitado, exija a presença do gerente do serviço. É obrigação dele garantir que seu atendimento seja de qualidade.