Hepatite A: Não deixe a saúde para depois!

Sou Matheus, tenho 15 anos, vou contar um fato que aconteceu aos meus 13 anos.

Pois bem, em 2012 houve várias chuvas e enchentes em São Paulo. Em uma delas, tive que ajudar meus familiares, pois a casa deles foi invadida pela água. O pior de tudo era que a água era uma água de esgoto, suja, barrenta. Quando estava ajudando eles, entrei várias vezes em contato com esta água, resultando em uma doença. Passei mal, com mal estar, vomitando e com várias dores, o mais incrível era que eu não transparecia isso para ninguém, nem para meus pais, eu acreditava que tudo o que estava sentindo iria passar com o tempo, mas foi o inverso; a doença só me fez piorar até chegar a um ponto que meus pais se deram conta que eu estava muito mal.

Eles me levaram no hospital, fizeram uma bateria de exames e deram o diagnóstico que estava com Hepatite A. Nisso o medico passou uma nova dieta para fazer, e tomar mais cuidados com algumas coisas, e também não compartilhar objetos pessoais, ele me disse que meu fígado estava uma gelatina e que teria que tomar cuidado.

Depois que comecei a tomar cuidado da minha saúde, venci a doença. Aprendi que não posso deixar para depois o que posso fazer agora. Saúde, bem estar em 1° lugar!

Saiba Mais:

Entenda melhor o que é a Hepatite, e os diferentes tipos (Material do Ministério da Saúde)