Fórum de Profissões na EE Loteamento das Gaivotas III

por Dominik Ortiz e Dandara Andrade (Imprensa da EE Loteamento das Gaivotas III)

No dia 23 de novembro de 2013, a escola E.E. Loteamento das Gaivotas III foi sede do 2º Fórum de Profissões, um evento que tem o objetivo de ajudar alunos e jovens a escolher a sua profissão e ingressar no mercado de trabalho.

A origem desse projeto vem de 2011, quando as UBSs organizavam a Feira de Saúde, que trabalhava com várias salas diferentes e com variados temas, e entre essas salas havia uma que tratava de profissões e fazia muito sucesso. Assim, em 2012 eles resolveram fazer dessa sala um evento maior e singular. O 1º Fórum de Profissões aconteceu na escola E.E. Lotamento das Gaivotas I, junto com a 3º Feira de Saúde, com a parceria de muitas empresas e escolas, como o Senac e a Fisk Idiomas.

Este ano, a escola Gaivotas III teve o prazer de sediar este evento tão importante, que contou com a coloboração de profissionais de diversas áreas.

O grupo de dança do colégio Nossa Senhora de Fátima fez a abertura do evento com as apresentações de dança Afro-Brasileira e Maculelê.

Depois da abertura, os jovens que compareceram ao evento se direcionavam para as salas, onde os profissionais ou universitários tiravam dúvidas dos alunos sobre as áreas onde eles pretendiam atuar. Também estiveram presentes no Fórum o Senac (divulgando a programação de cursos gratuitos para 2014), o Instituto Embelleze (divulgando o seu trabalho e trabalhando como manicures) e a Secretaria do Trabalho fazendo carteiras de trabalho para os alunos.

O Fórum de Profissões teve a presença de vários alunos, os quais se envolveram bastante com o projeto, e surpreenderam também os profissionais.

Em uma entrevista com a profissional de moda e a profissional de cinema, estas citaram que algo que chamou a atenção foi a idade dos adolescentes que participaram, jovens de 13 a 14 anos que já se preocupam com o meio profissional, que já querem saber mais para estabilizar seu futuro. Elas consideram que hoje em dia existe muito mais caminhos e variedade e que cabe a eles decidirem, então projetos como esses são sempre bem vindos.

Afinal, a maioria de nós, adolescentes, imaginamos milhares de carreiras a seguir e temos, sim, insegurança com isso, pois são milhares de possibilidades e muitas coisas que nos chamam a atenção, porém escolher uma profissão nunca é fácil: como saber se estou fazendo a escolha certa? E essa escolha é o meu futuro, assim, creio que conversando e sabendo mais sobre algumas profissões poderemos nos decidir melhor, saber se é algo igual ou parecido àquilo que desejamos para nós.

 

Links

Fórum das Profissões será dia 23/11 na EE Gaivotas III