Dia Mundial da Saúde Mental

 

10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

 

Você Sabia?

No dia 10 de Outubro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental.

A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade.

Esse ano o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o momento é “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação”.

A ideia pretende reconhecer a causa do sofrimento por problemas mentais e promoção de saúde mental em adolescentes e jovens adultos, melhorando a vida desses em curto e longo prazo.

A adolescência é uma fase bem específica que tem seus desafios, como o de convencer que transtornos mentais em adolescentes são reais e não apenas “dramas juvenis”

É importante para o adolescente pertencer a um grupo social e ser aceito e isso pode gerar sofrimento psíquico e transtornos mentais nos jovens.

Como prevenir?

O ideal é começar pelo conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas que alertam para uma doença mental. Os pais e professores podem ajudar a criar habilidades que ajudem a enfrentar os desafios que serão encontrados todos os dias em casa e na escola.

Onde encontrar apoio profissional?

Desde sua fundação, o Serviço de Psiquiatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com sede atual no CAISM (Centro Integrado de Atenção à Saúde Mental – Vila Mariana), se dedica ao tratamento de saúde mental.

São mais de 2000 atendimentos ambulatoriais ao mês e em torno de 700 atendimentos no Pronto-socorro.

Há muito tempo o tratamento em saúde mental não é apenas farmacológico, sendo também executado por uma equipe de profissionais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem. Este profissionais buscam além da diminuição do sofrimento do paciente, a sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença.

 

Quais são os sinais que podem ser de transtorno mental?

Mudanças de humor, tristeza, ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, perda de interesse, solidão, sofrimento emocional, automutilação, choro excessivo, irritabilidade e isolamento social. 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS ), o número de pessoas que vivem com depressão aumentou 18% entre 2005 e 2015.  No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população), enquanto distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população).

Em muitas circunstâncias nos vemos em situações que parecem serem impossíveis de serem superadas. Ficamos ansiosos com o futuro, projetando mentalmente o desenrolar da situação. Por outro lado, às vezes ficamos presos ao momento passado, revisitando acontecimentos de nossas vidas, pensando o que poderiam ter sido diferente, o que foi feito de “errado” ou até mesmo afirmando um monte de coisas sobre nós mesmos.
O impacto que os pensamentos tem em nossas vidas é enorme. O pensar consome muita energia de nossas vidas e, por isso, deve ser observado com atenção e calma.

Transtornos mentais são considerados pela OMS como uma doença. Um dos significados de doença é “Alteração da saúde que se manifesta por sintomas, possíveis de ser identificados, ou não”.
Como acima mencionado no post, pessoas com distúrbios mentais apresentam sinais, às vezes de forma clara, como em uma conversa, ou de formas mais sutis, se afastando de pessoas ou se esquivando de locais e assuntos.

A conversa com alguém de confiança que possa lhe acolher é algo muito importante. Porém, é de igual importância se auto observar. Observe os pensamentos que se repetem em sua mente, as emoções que a eles estão associadas. Observe a tensão presente no seu corpo.

É importante buscar o autoconhecimento e entender de onde vem o sofrimento.

Caso esteja buscando atendimento psicológico, vá a um CAPS – Centro de Atenção Psico-Social.

Não sabe onde encontrar? Clica aqui

 

“Mantém os teus pensamentos positivos, porque os teus pensamentos tornam-se as tuas palavras.

Mantém as tuas palavras positivas, porque as tuas palavras tornam-se as tuas atitudes.

Mantém as tuas ações positivas, porque as tuas ações tornam-se os teus hábitos.

Mantém os teus hábitos positivos, porque os teus hábitos tornam-se os teus valores.

Mantém os teus valores positivos, porque os teus valores… Tornam-se o teu destino”.

Mahatma Gandi

Fontes:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53564-dia-mundial-da-saude-mental-promove-reflexao-sobre-jovens
http://www.santacasasp.org.br/portal/site/pub/12928/dia-mundial-da-saude-mental
https://www.anamt.org.br/portal/2018/10/10/10-de-outubro-e-marcado-pelo-dia-mundial-da-saude-mental/