Desafio de Saúde Masculina: Surpresa e mudança de hábito

Oi, meu nome é Laryssa Sousa, tenho 10 anos, e vou entrevistar meu pai, Antonio Carlos de Jesus, 46 anos.

Meu pai sempre foi aquele tipo de homem que bebia muito e gostava de comer comidas muito gordurosas, até ele descobrir que estava hipertenso,com diabetes e hipotireoidismo. Ele começou a sentir muitas dores de cabeça e de coluna, foi ao médico pra uma consulta de rotina na UBS de nosso bairro, fez alguns exames de sangue, e a surpresa: hipertensão, diabetes, tireoide.

Daí pra frente ele teve que mudar todos seus hábitos alimentares e, o que é melhor, parou de beber já faz 2 anos, que foi muito bom pra ele e pra nós da família. Agora ele se cuida sempre, faz suas consultas e toma os remédios, ele sempre vai ao médico de 3 em 3 meses, sempre repete os exames para poder controlar a pressão e o diabetes. O hipotireoidismo deu um nódulo no pescoço, ele teve que fazer um exame que se chama punção com agulha e descobriu que o nódulo é benigno e não precisou operar. E ele toma os remédios e faz o controle sempre que vai ao clínico geral aqui da UBS, ela já fez o exame de próstata e não deu nada, esse ano ele vai fazer outra vez, o medico já pediu.

Meu pai mudou a maneira de pensar, se ele sente uma dor ele corre logo pro médico, ele se cuida bastante e melhorou muito sua vida depois que começou a se cuidar. Não deixa sua saúde de lado, pois, hoje através do SUS ele consegue todas as consultas e exames que precisou.

Hoje meu pai se tornou um homem muito melhor em casa e que se cuida sempre. Espero que tenham gostado da história de meu pai!

Tireoide: Saiba mais sobre a glândula que é essencial para o bom funcionamento do organismo (Blog da Saúde – Ministério da Saúde)

Entendendo a tireóide (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)

Uma surpresa: nódulos na tireóide (Correspondente Henrique Coelho para o Geral na Saúde)

Conheça sua pressão arterial! (Sociedade Brasileira de Hipertensão)

 

A Laryssa ganhou um par de camisas pela sua entrevista!

Veja aqui os outros textos que participaram do Desafio do Geral na Saúde: a saúde de um homem da família

 

2 comentários

oi pessoal do geral na saude quero agradecer o par de camisas que ganhei no desafio da saúde masculina,estou muito feliz eu e meu pai agradecemos muito a amei ver minha entrevista publicada no blog estou orgulhosa de mim,,,,,,obrigadooo ate mais