Sou vencedora

Oi, meu nome é Kaylaine da Cruz Santos.

No dia 15 de abril fui internada no Hospital Geral do Grajaú (HGG)  com pneumonia e água no pulmão. Desde então estou em tratamento, tomando medicamentos para reverter o quadro. Durante o período que estou aqui já fiz novos amigos, e gostei de uma pessoa que trabalha aqui no hospital, a Andreia da brinquedoteca, ela é muito legal. Eu conheci uma amiga chamada Yasmin, gosto bastante dela e brincamos muito, a  mãe dela também é muito legal. Os médicos são todos muitos legais, assim como as enfermeiras também são.

Aqui no hospital estou  acompanhada pelo meu pai, que é o meu  herói para todo o sempre.  Adoro todos aqui no HGG! Agradeço a Deus e ao HGG por cuidarem de mim, das outras crianças e dos demais internados!

 

A Kaylaine nos contou que está com pneumonia e água no pulmão. A água no pulmão, nome popular, também é conhecida como derrame pleural ou água na pleura. Quando ocorre um acúmulo excessivo de líquidos na membrana que envolve o pulmão, a pleura, damos estes nomes que acabamos de citar.

Dentre as causas mais comuns temos a falta de alguma proteínas que ajudam a manter a água dentro dos vasos sanguíneos, tumores, infecções, sangramentos e doenças cardíacas, renais ou hepáticas. Os sintomas mais característicos são falta de ar, cansaço ao realizar esforços e dor para respirar. Nos casos mais graves, pode haver uma elevação entre as costelas, como se a pele estivesse sendo empurrada para longe do tórax.

O diagnóstico é feito através de exames físicos, análises de exames de sangue, do líquido pleural e radiografia do tórax.

Ao sentir um dos sintomas é importante procurar um profissional de saúde na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Ainda que o tratamento, em sua maioria, seja rápido, a doença que provocou o derrame pleural, no caso da Kaylaine a pneumonia, também precisa ser devidamente tratada.

 

Para saber mais sobre pneumonia confira o link a seguir:

Pneumonia (Agência Fiocruz)

Confira aqui mais posts do Geral na Saúde sobre pneumonia.