Gabi está internada no HGG com pneumonia

A filha da Marilene, Gabrielly, tem 1 ano e 4 meses e está internada no Hospital Geral do Grajaú com pneumonia. Confira a seguir seu depoimento:

Marilene da Silva e Gabrielly Oliveira.

“Minha filha, Gabrielly, não estava bem. Fomos para a UBS perto de casa. Primeiro disseram que ela estava com suspeita de gripe, os médicos examinaram, mediram a temperatura e disseram que ela não estava com nada e não tinha febre nenhuma. Então prescreveram um medicamento e nos mandaram de volta para casa. No final da tarde eu medi a temperatura e ela estava com 40ºC de febre, eu dei um remédio e esperei fazer efeito, mas não adiantou. Decidi trazê-la para o Hospital do Grajaú. Fizeram um raio-x e detectaram que ela estava com pneumonia, infecção de urina, garganta inflamada e sinusite.

Eu percebi que ela estava doente, pois é uma crinaça muito ativa, mas nos últimos dias só queria dormir, não brincava, nem comia.  Ela ficou umas duas semanas em estado febril, eu media a temperatura e dava um pouquinho de febre, mas dava remédio e passava.

Quando fizeram o raio-x aqui no hospital, viram que o pulmão dela estava preto, muito carregado. Agora estão tratando e, graças a Deus, desde o dia que ela chegou já melhorou 100%, está ótima! ”

 

 

A pneumonia é uma infecção dos pulmões bastante comum, por isso é importante saber quais momentos podemos pegar pneumonia.

Essa doença é caracterizada por uma infecção que se instala nos pulmões, quando um agente infeccioso chega a esse órgão, como bactérias, vírus, fungos ou reações alérgicas. Por isso, os tipos de pneumonia causados por vírus e bactérias são, sim, contagiosos. Esse contágio se dá através do contato com secreções de pessoas que estão contaminadas com essa doença.

Saiba mais sobre pneumonia neste texto da Agência Fio Cruz.

Veja também a Dica de Saúde sobre este tema, na Biblioteca Virtual em Saúde.