Esôfago

Sou mãe do Vitor, que tem 2 meses de idade. Viemos para o Hospital Geral do Grajaú, porque ele está com uma bactéria e estamos aguardando os resultados do exames de sangue para saber o que é.
Na segunda-feria ele chorou bastante. A gente pegava no colo, colocava no carrinho ou no berço, mas ele não parava.  Achamos que era manha, mas na terça ele continuou do mesmo jeito. Na madrugada da quarta ele apresentou febre alta, 39 graus. Dei um banho morno/frio e nada de diminuir. Fomos ao Pronto Socorro Maria Antonieta e me perguntaram se ele tinha tomado vacina, respondi que não, e informei que ele já tinha passado por 2 cirurgias. A médica pediu exames de sangue e urina e ambos resultados apresentavam alterações. Estamos tomando cuidado, porque é uma bactéria e o Vitor está tomando antibióticos.
O Vítor nasceu dia 17 de abril de 2015, na maternidade Interlagos, e já passou por 2 cirurgias. Ele nasceu sem o esôfago. Com 8 dias de vida foi para o Hospital das Clínicas. Sua alimentação é só por sonda. O médico me disse: “Fica com ele para o bebê não se sentir só”.  E todos os dias no meu resguardo fui vê-lo. A primeira cirurgia foi com 23 dias, a segunda com 1 mês e a última será com 1 ano.  Tudo para reconstruir o esôfago.
File:Abdomal organs.svg
(1) Esôfago (2) Diafragma (3) Estômago (4) Fígado (5) Vesícula biliar (6) Duodeno (7) Pâncreas (8) Baço
O esôfago (caracterizado como número 1 na imagem acima) é o órgão responsável por levar os alimentos até o estômago. É um órgão muscular, que está localizado entre a faringe e o estômago, unindo um ao outro, no aparelho digestório. Por isso a alimentação do Vitor é feita através de sonda, já que ele não possui este órgão que auxilia a comida chegar ao estômago. As cirurgias permitirão a criação do órgão, mas, provavelmente, no início o Vitor precisará ter alguns cuidados com a alimentação.