Davi no hospital

Davi durante os dias que passou em casa
Davi durante os dias que passou em casa

O Davi nasceu após uma gestação de 31 semanas, com 1,350 quilo e 28 centímetros. O ideal é que a gravidez dure entre 37 e 41 semanas. Ele está agora com três meses de vida. Desde que nasceu ele está internado no hospital. Primeiro foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que atende os recém-nascidos, por ter nascido prematuro. No dia 30 de maio ele recebeu alta, e foi para casa. Lá ele passou 15 dias, mas acabou precisando retornar ao hospital.

Sem motivo aparente, o Davi começou a ficar roxo, sem conseguir respirar. Isso fez sua mãe, Ziliane, retornar ao hospital no dia 14 de junho. Ele ficava sem respirar, a quantidade de oxigênio em seu sangue baixava e ele acabava ficando roxo. O que o Davi tem é apneia, uma parada respiratória que pode levar a arritmia cardíaca e aumento da pressão arterial pela falta de oxigênio. Por isso ele foi novamente internado, para que pudesse ser monitorado e cuidado adequadamente durante suas paradas respiratórias. Não foi preciso medicá-lo nesse momento. Ele primeiro ficou em observação no setor de emergências, mas suas crises de apneia se tornaram mais intensas, o que fez com que no dia 20 de junho ele fosse transferido para a UTI Pediátrica, pois estava muito roxo e teve febre. Durante seu período na UTI muitos exames foram feitos: sangue, urina, ultrassom da cabeça, entre outros, no entanto, nada anormal foi encontrado pelos médicos. Por isso eles acreditaram que ele está com esse quadro pois nasceu prematuro.

Davi passou alguns dias na UTI, mas apresentando melhoras ele foi transferido para o quarto. Ali estava melhorando, voltou a mamar normalmente e suas crises de apneia estavam melhorando. No dia 28 de junho, entretanto, ele foi diagnosticado com pneumonia. A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões, podendo causar o acúmulo de líquidos nesse órgão. Seu médico receitou, então, 16 dias de antibióticos, mas, no meio do tratamento, o Davi piorou e precisou ser transferido novamente para a UTI, pois o nível de oxigênio em seu sangue estava muito baixo. Após seu tratamento Davi pode voltar para o quarto e, dali, ele voltou para sua casa.

 

Para saber mais sobre apneia e outros distúrbios visite esta Dica em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde e este folder do Ministério também sobre o assunto.

Aprenda mais sobre pneumonia neste documento do também da Biblioteca Virtual em Saúde.