Desafio de Saúde Masculina: Entrevista com meu tio e padrinho

Meu nome é Nataly Fernandes, eu tenho 17 anos. Quando soube do projeto que o Blog abordava me interessei bastante, pois acho que  são temas que deveriam ser passados adiante para todos, inclusive para as crianças e adolescentes que hoje, têm pouco conhecimento sobre a área da saúde, então, resolvi fazer uma entrevista com meu tio e padrinho, Geraldo Faustino Rosa (64), sobre sua saúde, para mostrar a  importância da saúde na vida do ser humano, além de incentivá-los a cuidar de si próprios antes que seja tarde, inclusive os homens, pois eles tendem  a cuidar menos de sua própria saúde.

1. Com que frequência você costuma ir ao médico?
Antes eu frequentava muito pouco, mas hoje eu faço acompanhamento médico a cada três meses, devido a meus problemas de saúde. 

2. Quais problemas de saúde você apresenta?
Eu tenho problemas de hipertensão (pressão alta). Em 2010 eu tive um começo de AVC (acidente vascular cerebral) e depois  do acontecido minha frequência ao médico se tornou maior e mais necessária. 

3. Como você os descobriu?
Descobri que sofria de hipertensão através dos exames que fazia uma vez ao ano, e logo quando soube, comecei tomar as devidas providências sobre tal problema.

4. Antes desses problemas você costumava ir ao médico?
Minha frequência era mínima, fazia exames uma vez ao ano.

5. Devido a  esses problemas qual o tratamento feito?
Faço acompanhamento com cardiologista, neurologista e geriatra, além de regular a minha alimentação.

6. Vocês faz essa alimentação de maneira correta?
Sim, eu faço, evito ao máximo gorduras, sal, frituras e massas em geral. Foi passado para mim uma alimentação saudável no qual me beneficiará atualmente e futuramente.

7. O que você acha das pessoas que deixam o tratamento pela metade?
Acredito que, essas pessoas não tem responsabilidade ao seu bem estar, só dão valor a saúde quando verdadeiramente estão muito necessitados e as vezes já não há cura, só pelo fato de não terem consciência do valor que a saúde traz hoje e para a preservação de sua próprio bem-estar futuro.

8. Há histórico desses problemas em sua família?
Sim, minha mãe sofria de hipertensão, colesterol alto, dentre outros problemas de saúde.

9. E para finalizar nossa entrevista, esses problemas interferem ou interferiram em sua vida?
Sim, e interferem até hoje, pois depois que descobri que tinha problemas de saúde minha rotina mudou, e a alimentação principalmente.

***

Conheça sua pressão arterial! (Sociedade Brasileira de Hipertensão)

A Nataly ganhou um par de camisas pela sua entrevista! Ainda vamos receber novas entrevistas até o dia 16 de junho de 2014, mande a sua!

 Veja aqui os textos da primeira rodada do Desafio de Saúde Masculina!

Desafio do Geral na Saúde: a saúde de um homem da família