A minha bronquite

Desde pequeno eu gosto muito de praticar esportes, principalmente jogar futebol, no entanto, sempre que eu ia jogar ficava muito cansado e não sabia o motivo. Toda vez eu precisava parar de jogar para usar o inalador, por isso minha mãe decidiu me levar ao médico. Ele me falou que eu tinha bronquite asmática e, portanto, eu precisaria usar bombinha sempre que eu ficasse cansado.

Houve um dia em que eu precisei ficar internado, porque eu fiquei muito cansado, tinha feito muito esforço e o meu remédio tinha acabado. Hoje em dia eu continuo praticando esportes, mas agora sempre levo meu remédio e me cuido para não passar mal e ficar internado de novo.

Ainda bem que inventaram essa bombinha, porque antigamente as pessoas não tinham esses recursos de hoje. Eu nunca pensei em parar de praticar esportes só porque tenho asma e bronquite, levo uma vida tranquila e normal.

 

O Victor nos contou sobre seus problemas com a bronquite asmática. A bronquite asmática é um dos nomes dados a Asma, que também pode ser conhecida como bronquite alérgica. É uma doença que acomete os pulmões, acompanhado de uma inflamação crônica dos brônquios.

A asma pode ser causada por vários fatores, como:
– Alergia: poeira, ácaro, mofo, pelos de animais;
– Infecções: viroses, como gripes e resfriados, ou ainda as sinusites;
– Mudanças de tempo, fumaças, cheiros fortes;
– Esforço físico;
– Aspectos emocionais;
– Outras causas: alergia a alguns tipos de medicamentos ou alimentos, refluxo gastro-esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, ou até devido a outras doenças.

 

Veja também o post  Minha crise de asma e saiba mais sobre esta doença que atinge muitos brasileiros.