Cigarro x Diabetes

Recebemos uma pergunta sobre os malefícios que o cigarro pode trazer para uma pessoa diabética:

“Qual a influência do cigarro no tratamento de diabetes?”

A diabetes é uma doença cronica que expõe o paciente à diversas complicações. O diabético fumante fica ainda mais exposto a  estes malefícios, pois a doença pode se agravar.

O fumo pode causar uma sobrecarga no coração, aumentando os riscos do diabético ter problemas cardíacos, doença diabética dos olhos (podendo chegar à perda de visão) e câncer de pulmão. Além disso, os rins também podem ficar comprometidos, levando a perda de proteína pela urina, este processo pode causar inchaço e insuficiência renal com necessidade de diálise e transplante.

Entre as complicações mais comuns está a necessidade de amputação de membros inferiores, isto ocorre, pois os vasos das penas ficam obstruídos, além disso também pode ocorrer a diminuição da sensibilidade em função da alteração dos nervos periféricos.

No que se refere ao tratamento, a nicotina (substância presente no cigarro) interfere diretamente na ação da insulina, pois eleva os níveis de glicose no sangue. O cigarro também diminui o apetite, piora o olfato e pode prejudicar o paladar, isto pode fazer com que o paciente não consiga ter o controle adequado da alimentação, dificultando ainda mais o controle da diabetes. A nicotina interfere diretamente na eficácia da insulina, podendo causar”resistência à insulina”, isso pode fazer com que o tratamento fique mais difícil;

O diabético que fuma tem quatro vezes mais chances de ter um ataque cardíaco e 50% mais de chances de ter um derrame do que um diabético não fumante. Alguns benefícios que o diabético terá assim que parar de fumar serão: a redução das dificuldades respiratórias, melhora na circulação sanguínea e na cicatrização dos tecidos.

 

Fontes:

http://suasaude.h9j.com.br/ sua-saude/fumo-e-diabetes-nao- combinam/

 

https://www.onetouchla.com/br/ blog/details/Portador-de- Diabetes-Pode-Fumar%3F-br

 

Se você busca mais informações sobre tabagismo clique aqui .