Cigarro e bebida

Talvez vocês não saibam, mas quando você está em um ponto de ônibus por exemplo e aspira aquela fumaça de cigarro que a pessoa do seu lado solta, você se torna um fumante passivo. Faz mal para os pulmões não só da pessoa que está fumando, mas para os seus também, sabem por quê? Porquê quando você respira está levando ar para os pulmões, e é como se esse ar fizesse um passeio pelo seus pulmões e você solta de volta para a atmosfera.

Quero compartilhar com vocês uma experiência que vivenciei com meu avô e minha família.
Aconteceu que meu avô fumava e bebia, e quando eu tinha mais ou menos uns 7 anos, ele começou a ficar doente, começou a ter derrame e crises que ninguém sabia descrever. Foi internado e ficou mais ou menos dois meses no hospital.

Depois de uns quatros meses, meu avô saiu do hospital e foi pra casa, ele começou a usar gás de oxigênio, e não podia fazer esforço, pois seus pulmões já estavam fracos e acabados por conta das bebidas e do cigarro.
Passou-se algum tempo, meu avô parou de tomar seus remédios, achando que estava bem, porém, seu pulmão enfraqueceu, socorreram meu avô, mas já era tarde.

Além de problemas graves, o cigarro pode deixar seus dedos amarelados, dentes amarelos, mal hálito, e o pior, levar ao óbito, como no caso do meu avô.
A bebida alcoólica, pode trazer sensações boas, mas na verdade afetam seus rins causando embriagues e afetando seus rins, a ponto de deixá-lo viciado e prejudicar a saúde.

Dou um conselho a vocês, para que nem vocês, nem suas famílias sofram assim como eu e a minha sofremos, evitem fumar, parece difícil, mas não é impossível, evite beber para não sofrerem consequências drásticas.

 

Saiba mais sobre o tabagismo e seus prejuízos à saúde nesta página do Ministério da Saúde dedicada exclusivamente ao tema.