O desafio da Gisele: diabetes tipo 1

A Gisele tem 6 anos, vai começar a estudar esse ano. Ela está muito animada para estudar.  Quem vai contar a sua história é a sua irmã Vanessa.
A Gisele começou a emagrecer há uns 3 meses e fazia xixi demais. Como ela tinha bracinhos e perninhas fofas e emagreceu muito rápido, falaram para minha mãe que podia ser diabetes.

Minha mãe trouxe ela aqui no Hospital Geral do Grajaú, direto na Pediatria.  Mas na época do Natal, ela já havia passado mal, ficou muito pálida, mas a gente não sabia. Pelos sintomas,  a médica já viu que era diabetes,  mas fizemos o teste e aí a glicemia estava muito elevada.

Era diabetes tipo 1, a que eles dizem que é genética,  mas não tem ninguém na família exceto uma tia que descobriu ter a diabetes tipo 2. Agora o tratamento é com insulina, mas segundo a própria Gisele não dói.

Além da insulina a alimentação dela, de acordo com os médicos, de vez em nunca deve ter doce. Só se abaixar muito a glicose e ela sentir mal.

A família da Gisele agora vai precisar se preparar para cuidar dela e ensiná-la a se cuidar também. Saiba mais sobre diabetes tipo 1 e sobre como diferentes famílias enfrentam este desafio nos links abaixo.

Diabetes Mellitus (Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde)

ADJ – Associação de pais de crianças e adolescentes com diabetes