Morte por tuberculose

Foi um grande susto quando eu soube o que havia ocorrido: eu tinha 10 anos, havia acabado de chegar da escola e fui fazer as coisas que fazia no meu dia a dia. Eu estava sorrindo, porém, chorando por dentro, estava muito preocupada com o meu pai.

Antes de ir para escola, eu percebi que ele estava muito mal, com problemas para respirar. Coloquei meu ouvido no peito dele pra saber se o seu coração ainda batia, mas pareceu estar tudo bem. No entanto, fiquei sabendo pelo meu irmão (que eu não costumava ver muito em minha casa, especialmente durante semana, já que ele trabalhava e morava em outra cidade) que meu pai havia falecido.

Bom, quando eu recebi a notícia estava brincando de boneca e foi um dos piores dias da minha vida! Quando meu irmão chegou ele sorria, então eu sorri de volta para ele, mas ele olhou pra min e de repente chorou. Eu estranhei, foi então que ele me disse: “papai morreu”. Eu pensei que era brincadeira dele, mas depois percebi que ele falava sério e me desesperei. Chorei muito. Eu queria saber a causa da morte dele, queria poder ter feito algo para que ela fosse evitada.

Meu pai sentia muitas dores no peito e ficava muito cansado ao respirar, então disse para minha mãe ir com ele para o hospital, porque ele não costumava ficar doente. Achei estranho. Eles foram ao hospital e eu fiquei sem noticias dele durante 4 dias. Eu estava muito preocupada porque ele era meu exemplo. Pra mim ele era meu “herói” e quando eu fiquei sabendo, a noticia não foi nada boa.

Bom gente, ele havia se contaminado com uma doença chamada tuberculose. Eu não sei se o médico pediu exames para ele, porque durante o tempo que ele esteve no hospital eu não tive noticias de seu estado. Eu só soube o que ele tinha depois, quando já havia falecido!

Ele ficou no hospital por 4 dias, por isso, acredito que a doença já estava bem desenvolvida, já que o período entre o diagnóstico e seu falecimento foi muito curto, não dando tempo de fazer tratamento. No entanto, acho que foi bem sofrido pra ele.

Os sintomas da tuberculose são: tosse seca, cansaço, febre baixa, geralmente à tarde, sudorese noturna (suor noturno), falta de apetite, palidez, emagrecimento intenso, rouquidão, fraqueza, prostração, etc.

Temos que ficar atentos nas causas e nos sintomas de qualquer doença. Tuberculose é uma doença que pode matar.  Além dos sintomas citados acima, há também os casos mais graves que apresentam sintomas importantes, como: dificuldade na respiração, eliminação grande de sangue na tosse, colapso do pulmão, acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) e se essa membrana for comprometida pode ocorrer dor torácica.

Mas a  tuberculose tem cura? Sim, ela tem, quando sentir esses sintomas, procure um médico pra fazer os exames e correr com o tratamento.

raio x e medico Bill Branson

 

A Glória nos contou a história de seu pai e ainda nos deu dicas sobre os sintomas da tuberculose. É importante lembrar que uma das maneiras de prevenir a tuberculose é através da vacina BCG, que deve ser aplicada em crianças no primeiro ano de vida, ou até completarem quatro anos de idade. 

Ao perceber uma tosse constante, que dure mais de três semanas, procure a UBS mais próxima para fazer o teste de tuberculose. Feito o diagnóstico é muito importante seguir o tratamento com atenção. Este dura no mínimo 6 meses, sendo uma doença curável em praticamente 100% dos casos. Mas para tanto é preciso fazer o diagnóstico o mais breve possível, pois, caso contrário, pode acontecer o mesmo que ocorreu com o pai da Glória.

Clique aqui para saber mais sobre a tuberculose, no Portal Saúde, do Ministério da Saúde.