Lazer na infância: saiba os seus benefícios

Lazer na infância

O lazer, mesmo que não valorizado no cotidiano, também colabora para a manutenção da saúde, tanto física como mental. No entanto, os seus benefícios são obrigatórios na infância, e são o que faz com que ela seja fluida e saudável.

Além da diversão, do fator social e educativo que as brincadeiras proporcionam, as atividades de lazer influenciam diretamente na criatividade, no humor e na forma que a criança vê o mundo.

A vida adulta é repleta de responsabilidades, de tratamentos e procedimentos, como lente de contato dental. Uma infância sólida e feliz pode reduzir não só os danos à saúde vindos com a idade, mas também colaborar com valores e aprendizados de vida.

A importância do lazer reflete diretamente no bem-estar e na qualidade de vida das crianças. Conheça alguns dos demais benefícios do lazer na infância:

Melhora da concentração e foco

As brincadeiras umas das principais maneiras da criança gastar energia na infância, e o efeito dessa ação faz com que as crianças tenham mais foco e atenção nas atividades que se sucedem a ela. Com isso, o estudo e a leitura podem colher melhores resultados.

Além disso, existem brincadeiras didáticas que fazem com que a criança aprenda da melhor forma possível, se divertindo. Jogos interativos como tabuleiro, palavras cruzadas e dominó também podem ser opções para que a criança exercite a mente de forma prazerosa.

Melhora na condição física

Atividades físicas também podem ser aliadas do lazer e vice versa. Assim como a prática de alguma modalidade pode ser algo divertido, uma brincadeira pode incluir uma variedade de movimentos que se assemelham a uma atividade física.

É justamente essa movimentação que traz benefícios a saúde geral como o controle de peso, melhora do sistema cardiovascular, fortalecimento dos ossos e músculos. A saúde mental também é beneficiada pelo exercício da mente.

Estímulo a criatividade

É por meio das brincadeiras e demais atividades de lazer que as crianças se expressam, desenvolvem e executam novas ideias. Brincar com massinha de modelar e com peças de lego, por exemplo, podem estimular ainda mais a criatividade da criança, fazendo com que seja possível que ela saia da “caixinha”.

A liberdade que as brincadeiras projetam fazem com que a criança exercite os seus sentimentos e emoções, e assim, a sua criatividade.

Respeito e disciplina

As atividades recreativas também podem ser uma ótima maneira de desenvoltura de valores, como o respeito e a disciplina. A presença de autoridades e regras em jogos permite com que a criança comece desde cedo a desenvolver valores necessários no decorrer da vida, aceitando a perda, a decisão da maioria e a autoridade em sua forma.

Entender que existem limites a ser respeitados, além de consequências a quem não a respeita é essencial para melhor desenvoltura da criança em sociedade. A prática de atividades físicas desde a infância, além dos diversos benefícios a saúde, também permite que deis do início haja a convivência e a familiaridade com esses valores, além de cultivar a consciência a respeito deles.

Maior sociabilidade

O fator social das atividades de lazer é essencial e deve ser explorado. Assim como os demais valores, o respeito as diferenças e melhor desenvoltura das relações são desenvolvidos em meio a momentos de descontração. As primeiras amizades da vida são feitas em meio a brincadeiras e são a chave para lidar com problemas como a timidez.

Desenvolvimento e autoconhecimento

É em meio a essa imersão de sentimentos, emoções, valores e relações que se a personalidade e o caráter ganham os primeiros traços. O desenvolvimento desses fatores que fazem um indivíduo é essencial para que a formação da criança como pessoa em suas particularidades e gostos.

O autoconhecimento desses gostos e formas de pensamento advindo dessa formação é que molda o começo do posicionamento social. Por essa relevância, a intervenção e a participação da família nas atividades de lazer da criança, além de gerar afinidade, é fundamental para a preservação de bons princípios.

Estilo de vida feliz

Por fim, as atividades de lazer são o que fazem a alegria e a felicidade serem a essência da infância. Preservar esses momentos é fundamental para o bom desenvolvimento e a preservação de um estilo de vida saudável da criança.

A ausência dos momentos de lazer inibe a criança de todos esses benefícios e fazem com que ela esteja a suscetível a danos a saúde e distúrbios mentais. Logo, lazer na infância também é sinônimo de um estilo de vida mais feliz.

Recommended Posts