Autorização de uso de imagem e voz: uma questão de responsabilidade

meninos genéricosUm dos direitos fundamentais da pessoa é o direito à própria imagem e à própria voz, e toda pessoa que tira fotografias ou grava a voz de alguém assume uma responsabilidade sobre as imagens e sons que captou das pessoas.

Por isso, a publicação de fotografias exige que a pessoa fotografada permita explicitamente ao fotógrafo a reprodução de sua imagem. Quando se trata de uma foto tirada entre amigos, a gente deixa a pessoa usar a foto por uma questão de confiança, mas na internet as fotografias são facilmente copiadas e reproduzidas, o que exige muita responsabilidade da parte do fotógrafo.

É por isso que todo site tem uma série de mecanismos para garantir que as pessoas que mandam fotos, vídeos e outros conteúdos para publicação estão cientes e assumem a responsabilidade que isso implica. Com o Geral na Saúde não é diferente.

Para a publicação de fotos e gravações de voz, cada postagem exigirá o envio da fotografia de um termo de Autorização de Uso de Imagem cujo modelo disponibilizamos aqui.

Em outras palavras, a coisa funciona assim: se para o seu post você for tirar fotos ou gravar as vozes de uma ou mais pessoas, você precisará:

a) Explicar para as pessoas que esse material vai ser publicado, e obter seu consentimento para publicação. Caso a pessoa não queira ser fotografada ou gravada, isso não é um grande problema, pois existem outros meios de contar uma história preservando a imagem ou o anonimato da fonte.

b) Imprimir o termo de Autorização de Uso de Imagem e pedir para todos os fotografados assinarem o termo. Se você tiver fotografado crianças e adolescentes (com menos de 18 anos), quem deve assinar é a mãe, o pai ou responsável.

c) Com a mesma câmera que você tira fotos para suas matérias, tirar uma foto do termo, já assinado. A foto deve ficar clara o bastante para se poder ler o termo e as assinaturas. Você deve guardar ou o termo, ou a foto do termo, em um lugar seguro com você, para ter se precisar.

d) Quando fizer a postagem no Geral na Saúde, anexar o arquivo com a foto do termo na caixa correspondente (“Upload de autorização”), que fica embaixo da caixa onde você escreveu o texto.

e) A publicação das fotos ou gravações só acontecerá se essa foto do termo for enviada.

Agora que você já sabe como publicar uma foto de modo responsável, veja estas instruções para tirar belas fotografias!

Links:

Termos de Autorização de Uso de Imagem e Voz do Geral na Saúde

Como fazer uma boa foto?

Direto da fonte, com todo cuidado

Veja mais instruções para publicar no Geral na Saúde.

Conheça a política de privacidade do Geral na Saúde.

1 comentário