Entenda como a goma xantana é uma aliada para quem sofre da doença celíaca!

goma xantana

A goma xantana é uma substância que pode ser usada por empresas que produzem alimentos pensando em um público celíaco, afinal, por ser gerada pela fermentação de bactérias do gênero Xanthomonas, ela não contém glúten em sua composição.

Reconhecida por fabricantes de alimentos como um dos principais aditivos alimentares, a goma xantana é uma daquelas opções que não podem faltar em indústrias que são voltadas para produção de compostos alimentares. Quando adicionamos os ingredientes presentes neste composto a outros, conseguimos uma reação química que é muito usada no preparo de alimentos.

Então, assim como o fermento, a goma xantana é essencial em algumas áreas da indústria alimentícia e, por isso, vamos entender a importância dela para quem busca produzir alimentos para o público intolerante ao glúten e saber porque devemos usar diligentemente essa substância em receitas.

Mas, o que é a goma xantana?

É uma fibra que, apesar de não ser absorvida pelo nosso organismo, é muito utilizada na indústria alimentícia como espessante e estabilizante.

Suas funcionalidades foram conhecidas na década de 1950, nos Estados Unidos, onde ela foi liberada para produção alimentar em 1968.

De lá para cá, as empresas fabricantes já usaram muito essa substância que, entre outras vantagens que citaremos abaixo, é livre de glúten, uma proteína presente no trigo que faz a ligação das moléculas desses grãos, mas que é responsável por causar problemas de saúde em algumas pessoas denominadas de celíacas.

Devemos usar a goma xantana com diligência?

Por se tratar de um aditivo alimentar, a goma xantana é muito utilizada na indústria de alimentos, pois, o objetivo desse composto é causar reações químicas e físicas em produtos para aumentar a validade deles e promover a nutrição ao ingerir.

E, além disso, seu uso é recomendado para quem está produzindo receitas para celíacos em suas empresas, já que, essa substância livre de glúten, é muito usada em alimentos à base de farinha também.

Por se dissolver facilmente em água, a goma xantana torna-se um gel que aglutina os ingredientes presentes em massas, por isso é o produto ideal para substituir o glúten, proteína do trigo que possui as mesmas funções.

Mas, o seu uso deve ser realizado diligentemente, pois, ao contrário de outras substâncias semelhantes, a goma xantana deve ser usada em doses pequenas, já que o excesso pode estragar toda a produção das receitas.

Utilização da goma xantana em pães

A preparação de pães envolve o trigo que, por sua vez, contém glúten e, como nosso objetivo é falar de alimentos produzidos para celíacos, citamos a goma xantana como um aditivo essencial para a produção industrial desses alimentos.

Os ingredientes que acompanham a goma são farinha de arroz, polvilho doce e ovos, pois, nenhum produto com glúten pode ser adicionado na preparação desses alimentos voltados para intolerantes.

Uso da goma xantana nas indústrias alimentícias

Além do uso que citamos anteriormente, uma empresa produtora de alimentos pode usar a goma xantana como emulsificantes para molhos e até mesmo para retardar a cristalização de sorvetes.

Outra função dessa substância na indústria alimentícia é de estabilizar espumas como a da cerveja, pois ela age em associação com o gás carbônico presente nesses líquidos, gerando aquela espuma mais cremosa.

Outro uso está relacionado à consistência que a goma xantana oferece para pudins, flans e tortas, mantendo a baixa caloria e a ausência total de glúten.

Uso na gastronomia celíaca

Na indústria de alimentos, podemos citar ainda as funcionalidades que esse aditivo oferece para a gastronomia celíaca, já que, a goma xantana é muito usada na preparação de destilados, na preparação de esferas por meio do método de esferificação e, também, na melhoria da estabilidade de produtos sem glúten.

Por exemplo, uma indústria que produz alimentos à base de glúten como tortas e bolos, pode contar com a goma xantana na substituição da principal matéria-prima desses alimentos.

E, até mesmo em líquidos, seu uso na gastronomia celíaca é importante, afinal, o poder que essa substância espessante possui é muito usado por empresas que buscam misturas delicadas, como o champanhe, por exemplo.

O poder da goma xantana aprisiona o ar de forma agitada dentro de bebidas e, para retirá-lo é necessário usar uma seladora a vácuo que é encontrada nas indústrias de alimentos.

Recommended Posts