Falta de água é osso!

Você sabia que apenas 2,4% de toda água existente NO PLANETA é doce, e somente 0,3% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida? Desse pequeno percentual, uma grande parte encontra-se poluída, tornado ainda menor o número de reservas disponíveis.

Hoje, São Paulo vive uma grande crise com a falta de água. De acordo com a SABESP, o Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento da Grande São Paulo, enfrenta uma das piores estiagens dos últimos anos, para se ter uma ideia, a falta d’água chamou a atenção até da ONU, quando o Governo do Estado informou sobre a possibilidade de uma transferência de Água do rio de Janeiro para São Paulo, confira!

Apesar de todas as notícias sobre a atual seca, há corte de água em um monte de bairros de São Paulo a partir das 22h da noite com retorno só depois das 7h da manhã (coitado de quem acorda as 5h para ir trabalhar!) e as vezes até dias inteiros sem água, ainda é possível ver por aí gente lavando carro e calçada com mangueira de jato (que desperdício!) .

Por isso a SABESP produziu cartazes com dicas de como economizar água em casa, na escola, prédios e comércios, e ampliou o bônus quem reduzir o consumo de água.

folheto_agua_bonus_nov2014_grandefolheto_agua_bonus_nov2014_02_grande

Lá em casa estamos deixando um balde embaixo do chuveiro durante o banho, e usamos essa água para dar descarga. Economizamos de 10 a 14 litros de água por descarga!

Propomos que outros correspondentes compartilhem uma forma criativa de economizar água com Geral. Bora fazer?

 

Saiba mais:

O direito humano à água e ao saneamento (ONU)

ONU aponta carência e má distribuição de água para uso (EBC)

Água doce e limpa: de dádiva a raridade (ISA)

Guardião das Águas (Sabesp)

 

2 comentários