Descubra 5 mitos sobre a rinoplastia

mitos sobre a rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico feito na estrutura nasal do paciente, tanto por motivos estéticos quanto também para a melhora de sua respiração.

Em alguns casos, o paciente pode estar realizando a rinoplastia estética junto do método funcional, encontrando a solução para ambos em apenas um procedimento.

Ainda que seja um procedimento relativamente simples em seu conceito, ainda podem existir diversos mitos e dúvidas acerca da rinoplastia. Conheça os principais a seguir!

  1. A rinoplastia deixa cicatrizes?

É importante que o pacienta tenha conhecimento de que toda intervenção cirúrgica deixa cicatrizes. Entretanto, principalmente no caso da rinoplastia, o cirurgião realiza a cirurgia de como que a cicatriz fique oculta dentro do próprio nariz. Sendo assim, não haverá cicatriz aparente.

Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como consequência de incisões feitas na columela, ou nas asas nasais, para harmonizar melhor o resultado. Em qualquer um dos casos, o cirurgião sabe da preocupação dos pacientes, e procurando realizar incisões discretas e que acompanham os traços naturais do indivíduo.

  1. A rinoplastia é uma cirurgia dolorosa?

A rinoplastia é uma cirurgia praticamente indolor, realizada no paciente sob o uso de anestesia geral ou sedação intravenosa junto de anestesia local.

Entretanto, no pós-operatórios pacientes podem sentir algum incomodo ou mal-estar na região nasal em consequência da intervenção cirurgia, em que também é comum a aparição de hematomas e edemas.

Pode ser necessário o uso de medicamentos para aliviar a dor e o mal-estar, mas estes devem ser apenas administrados por prescrição médica.

  1. Trata-se de uma cirurgia de longa duração?

Normalmente, a rinoplastia leva em torno de 2 ou 3 horas para ser feita.

Caso o paciente esteja realizando outro procedimento em conjunto, pode acontecer um aumento significativo na duração da cirurgia, especialmente quando consideramos as individualidades e alterações necessárias.

O tempo de internação estimado após o procedimento é de 12 a 24 horas. A internação é necessária para que o cirurgião observe quaisquer alterações significativas no paciente. Caso tudo ocorra bem, o indivíduo pode ser liberado no mesmo dia.

  1. Com a rinoplastia, pode-se obter qualquer tipo de nariz que o paciente desejar?

Com a rinoplastia, é possível realizar mudanças significativas na estrutura e aparência do nariz. Entretanto, o cirurgião plástico irá realizar as alterações sempre respeitando as individualidades do paciente, priorizando a sua harmonia facial.

A rinoplastia deve ser apenas uma opção a ser considerada quando seja um desejo do paciente motivado por si próprio e não por terceiros, em que as expectativas devem ser realistas, evitando comparações.

  1. A rinoplastia deixa o nariz com uma aparência artificial?

Uma das principais preocupações acerca da rinoplastia é sobre os resultados que podem ser obtidos.

Com o avanço da tecnologia, o resultado que se obtém a partir deste tipo de intervenção é altamente natural. As alterações seguem protocolos rigorosos, respeitando os traços naturais de cada paciente, para que possa resultar em uma maior harmonia.

Os resultados da rinoplastia tem como principal objetivo a melhora na aparência e na proporção do nariz, buscando melhoras que enalteçam a beleza natural de cada um.

Recommended Posts