Skip to content

Por causa da constante agenda lotada de compromissos e as várias responsabilidades do dia-a-dia, muitas vezes deixamos de lado os cuidados com a nossa saúde mental.

Assim como a física, a nossa mente necessita de cuidados cotidianos e que possam refletir na sensação de bem-estar e na melhora da autoestima, que por sua vez não depende apenas de procedimentos estéticos, como o invisalign.

No entanto, é por simples atitudes adicionadas na rotina, e mudanças no modo de ver a vida que a saúde mental é conservada. Conheça algumas dessas atitudes e posicionamentos que fazem a diferença.

Organizar o tempo

Saber planejar e organizar o tempo é essencial para evitar o estresse e o mau-humor frequente. Assim como se deve ter tempo suficiente para sanar os compromissos se deve ter tempo para momentos de lazer.

Ter tempo para fazer o que gosta combate diretamente pensamentos autodestruitivos, e assim distúrbios mentais como a depressão. São os bons momentos os responsáveis por trazer relaxamento, tranquilidade, e positividade a percepção de mundo.

Manter bons relacionamentos

Dentro dos momentos de lazer, sair com os amigos, entrar em grupos e aulas de fins esportivos, aumentar o ciclo social e melhorar as relações também ajuda a ver a vida com mais otimismo.

A sociabilidade e a interação que ela promove é a principal forma de combater o sentimento de solidão e a angústia do dia-a-dia. As relações, quando boas, são construtivas e são capazes de nos distrair dos problemas do dia-a-dia.

Investir em hobbies

Partindo do conceito de investir no que gosta, os hobbies são extremamente importantes para o melhor aproveitamento dos momentos de lazer e para as melhores escolhas.

A prática de exercícios físicos também está relacionada à saúde mental, e com ela, há diversas modalidades que podem ser exploradas, de acordo com o seu perfil. Desde a musculação e o futebol, até a natação e a caminhada, os benefícios permanecem.

Técnicas como yoga e pilates também estão são boas opções, assim como os jogos online e a música. O que te faz bem deve ser levado em conta e pode ser adicionado na lista.

Investir em uma boa playlist

A música possui uma grande importância em nosso emocional, influenciando fortemente na saúde mental.

Uma boa playlist animada, por exemplo, pode ser a energia necessária para momentos que geram certo desconforto e desânimo. Já uma playlist calma, pode ser a dose de calmaria e de relaxamento necessária em momentos desagradáveis.

Assim como escutar música, se envolver com ela também pode ser bastante prazeroso, seja cantando, dançando ou participando de sua composição e produção. A música também é arte, e a arte é emoção e sentimento.

Estilo de vida saudável

Os bons hábitos de uma vida saudável, como a prática regular de atividade física, também estão ligados à manutenção da saúde mental. Os cuidados com a saúde física também atuam no psicológico, uma vez que nosso corpo é interligado.

Assim como os esportes, uma dieta equilibrada e nutritiva e uma boa hidratação são capazes de manter a sensação de bem-estar, e assim, de diminuírem o índice de irritabilidade, melhorar o raciocínio e a memória.

A autoestima e autoconfiança também são frutos da aceitação e de uma melhor relação com o corpo e mente. Uma vida mais positiva e menos angustiante é a fórmula ideal para a prevenção de desequilíbrios emocionais e dos distúrbios mentais.

Visitas regulares ao psicólogo

Assim como as visitas ao médico fazem uma parte importante da ação preventiva a complicações à saúde, assim é com as idas às clínicas de psicologia. É consultando com um profissional que passamos a ter um amplo conhecimento de sua situação emocional e psicológica.

Nas sessões com o psicólogo esse profissional ajuda no processo de autoconhecimento e no desenvolvimento da inteligência emocional. É por meio da inteligência emocional que conseguimos filtrar a positividade de nossas vivências.

O melhor desempenho do cérebro, da capacidade de raciocínio e memória também está ligada com as flutuações de humor, e como reagimos aos problemas. Procurar ajuda profissional é fundamental para a melhora da performance mental.

Logo, é visando equilíbrio e harmonia que conseguimos manter a saúde mental em meio ao nosso cotidiano. Seja no âmbito pessoal ou profissional, cuidar do psicológico é capaz de trazer mais leveza aos nossos relacionamentos e momentos da vida.

Play Video