Como são feitas as consultas médicas em transmissão ao vivo na pandemia?

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou muita coisa na nossa sociedade. Fomos pegos de surpresa e tivemos que nos adaptar às mais diferentes imposições que a maior crise de saúde do mundo provocou.

Toda essa mudança aconteceu por conta da capacidade de transmissão do vírus somada ao desconhecimento médico sobre ele que fez com que a única estratégia possível para frear a doença fosse o isolamento social.

Transmissão ao vivo

As pessoas passaram a trabalhar de forma remota, tiveram que fazer as coisas muito afastados um do outro e com isso o problema foi resolvido realizando uma live. As famosas lives ganharam espaço durante a quarentena. Os artistas fizeram muitas.

Mas acabou que essas lives precisaram continuar em outras áreas além da música. Teve a utilização de drones para filmar eventos e entre muitas outras tecnologias que acabaram fazendo parte de processos que antes eram apenas presenciais.

Com a pandemia, até processos de contratação de desligamento de empresa começaram a ser feitos de forma totalmente remota. E nesse cenário, as consultas médicas também passaram a utilizar a tecnologia em prol da saúde.

Essa foi a última saída para manter o atendimento médico das pessoas sem comprometer a saúde delas colocando essas pessoas em exposição ao vírus, podendo ficar gravemente doentes e até indo a óbito.

Consultas Remotas

Os planos de saúde aderiram à prática e assim conseguiram agilizar muito a vida das pessoas. Além disso, foi possível notar o tempo que se ganha com a consulta remota.

Afinal de contas, quantas vezes você já foi ao médico para resolver um problema que não levou sequer 10 minutos?

Para essas consultas remotas existe um nome: telemedicina. E afinal o que é isso? Vamos entender um pouco melhor a seguir, para você ter todo o conhecimento que precisa. Vamos lá?

O que é telemedicina?

A telemedicina é a disponibilização de serviços médicos a distância para cuidar da saúde. Tudo isso é feito com um aparato tecnológico muito completo, que torna a experiência da consulta tão boa quanto a da consulta presencial.

Ela é muito complexa e não pense você que ela se resume exclusivamente para as consultas. Muitos médicos usam a telemedicina para debater questões técnicas, profissionais da saúde utilizam plataformas online e muitos outros.

A telemedicina é um grande suporte para a medicina tradicional e surge por meio do conhecimento científico e também pelos recursos tecnológicos existentes.

Pensa em como a telemedicina é útil para lugares de difícil acesso?

Um verdadeiro avanço para o monitoramento da condição clínica do indivíduo, além da possibilidade de intervenção precoce em casos onde algo está errado.

Sem falar na aproximação do médico com o paciente, ampliação da agenda clínica pela rapidez com que a telemedicina dá para a consulta entre muitas outras coisas também.

Percebeu como a telemedicina, ou consulta médica em transmissão ao vivo é importante? Um dos grandes legados para a medicina que já era praticado, mas que chegou para ficar por conta da pandemia.

Recommended Posts