Skip to content

A pandemia está aí e com ela, foi precisa repensar muitas situações, inclusive as consultas médicas. Antes, elas eram presenciais. Hoje em dia, com o objetivo de preservar médicos e pacientes, foi preciso de adaptar e passar a apostar na telemedicina e na transmissão ao vivo.

O que é a telemedicina?

De forma emergencial, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que define a prática da telemedicina. Essa prática, consiste no exercício da medicina com a ajuda de tecnologias que vem para dar assistência, pesquisa, prevenção de doenças e promover a saúde dos pacientes.

Assim como na consulta presencial, a telemedicina oferece uma consulta individualizada apenas entre o paciente e o médico e tudo é feito a distância.

Os médicos definem a telemedicina como uma questão de segurança, pois ela é fundamental para que o profissional atenda pessoa de forma que ele saiba se o paciente apresenta alguma queixa e para avaliar de forma periódica os seus exames.

A tendência é que a telemedicina passe a ocupar um espaço importante nos próximos meses, pois o objetivo é que as pessoas circulem menos.

É fato que como esse ainda pode ser considerado como um serviço novo, o médico não tem como fazer o exame físico e nem como obter a empatia do paciente e, ainda, esse serviço não é coberto por todos os planos de saúde.

Recurso disponibilizado pelo Ministério da Saúde

Em um ano atípico, o Ministério da Saúde também disponibilizou desde abril o recurso chamado de TeleSUS. Por meio dele, as pessoas podem tirar todas as suas dúvidas por aplicativo, chatbot ou telefone.

Mais de 5 milhões de brasileiros já acessaram o recurso. Desse total, 2,4 milhões já puderam perguntas sobre a COVID-19 e, ainda, tiveram a oportunidade de participar de uma consulta com um profissional de saúde sem que fosse preciso sair de casa o que é algo mais do que necessário nos tempos atuais, concorda?

Além dos médicos, profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e advogados também passam a apostar nesses recursos, pois é preciso atender os pacientes, mas é necessário se resguardar também.

O que é a transmissão ao vivo das consultas?

Diferentemente da telemedicina, a transmissão ao vivo passou a ser a alternativa encontrada pelos médicos como forma de sanar as dúvidas das pessoas, pois com a necessidade do isolamento social, as pessoas continuam tendo questionamentos, mas tem evitado as consultas, porém os problemas de saúde continuam aparecendo.

Os médicos têm apostado cada vez mais na transmissão ao vivo pelo Youtube, pois elas são abertas e atingem um bom número de pessoas. Aqueles que estão assistindo têm a possibilidade de tirar todas as suas dúvidas e não estão restritas apenas a especialidade do médico que está fazendo a transmissão naquele momento

É comum aparecem perguntas sobre vacinação, hábitos de higiene, isolamento e até as especificidades de certos tratamentos.

Muitos médicos têm dito que esse foi o meio encontrado para ajudar as pessoas, pois o medo é algo inerente ao ser humano ainda mais em um contexto como o atual de tantas incertezas e agora, as dúvidas ficam ainda mais latentes com a chegada da vacina.

Play Video