Como manter a saúde da boca em dia?

Como manter a saúde da boca em dia

A nossa zona bucal possui várias funções importantes, a ponto de a saúde bucal se relacionar diretamente com a saúde geral. Logo, manter os cuidados necessários com a boca em dia são essenciais na prevenção de danos que podem afetar todo o organismo.

Além de funções como a respiração, a mastigação e a fala, a boca também é morada e porta de entrada de bactérias e microrganismos que podem ser nocivos à saúde.

Os bons hábitos e a higienização correta e completa dessa região são capazes de barrar e prevenir que essas complicações ocorram. As visitas regulares ao dentista também fazem parte de uma ação preventiva eficiente, com procedimentos como o aparelho ortodôntico.

Conheça os cuidados com a saúde bucal que você deve manter em dia:

Uso diário do fio dental

O uso do fio dental muitas vezes é subestimado e deixado de lado na rotina. Entretanto, sua passagem é essencial para a manutenção da saúde bucal, já que retira os resíduos de alimentos que não são capazes de serem retirados pela escovação.

Desse modo, o uso desses alimentos deve ser diário, acompanhando uma das escovações. Com esse hábito, ao remover os restos entre os dentes e perto da gengiva, se previne a formação e as eventuais evoluções das placas bacterianas.

Uso diário do enxaguante bucal

Assim como o fio dental, o enxaguante bucal também é muitas vezes ignorado na hora da higienização e é igualmente importante. É o enxaguante, o responsável por reduzir as manchas deixadas no esmalte do dente por alimentos e bebidas bem pigmentadas, como o café.

Os bochechos, quando diários, têm como efeito a redução da percepção dessas manchas e as evitam, uma vez que otimizam a limpeza bucal.

No entanto, a sua ausência no cotidiano favorece que a acidez dos alimentos danifique ainda mais a proteção dos dentes, favorecendo a formação de cáries, halitose, e até mesmo a perda de parte da dentição.

Cuidados com a escovação

A escovação, mesmo que esteja presente no nosso dia-a-dia, muitas vezes não é feita da forma correta, perdendo assim os seus benefícios.

A escovação deve ser precisa e alcançar toda a arcada com os seus movimentos circulares. A escova deve ser trocada após 3 meses de uso e conter as cerdas macias, para não machucar a gengiva e perfurar o esmalte do dente, evitando a sensibilidade.

Quanto ao creme dental, ele deve conter flúor, já que é esse componente que possui a função de eliminar as bactérias, prevenir a sua proliferação, fortalecendo o esmalte da arcada dentária.

O creme dental, por sua vez, pode conter benefícios adicionais, como branqueamento, redução da sensibilidade e controle do tártaro.

Higiene bucal noturna

Durante a noite, a higienização deve ser ainda mais considerável. Dormir sem realizá-la não é uma opção, já que é durante a noite de sono que a boca se torna um local ainda mais acessível a ação de bactérias nocivas, já que é quando a salivação diminui.

Portanto, para evitar a incidência de cáries e demais doenças, escove bem os dentes, a língua, e previra esse horário para fazer o uso do fio dental e do enxaguante.

Dieta saudável e equilibrada

Uma boa alimentação também está relacionada com a saúde bucal, isso se deve ao fato de que são os alimentos açucarados e ricos em amido as principais causas da formação das placas bacterianas e cáries, já que grudam facilmente na arcada.

Logo, não deixe de realizar a escovação entre os intervalos das refeições e beba muita água para que as impurezas possam se desgarrar.

Priorize uma dieta que tenha base em alimentos saudáveis e nutritivos, que são capazes de fortalecer o organismo, e assim, a estrutura dentária.

Visita periódica ao dentista

Por fim, as visitas ao dentista são extremamente importantes, já que fazem possível que o profissional identifique possíveis danos que possam comprometer a saúde bucal em sua fase inicial, impedindo que se evoluam.

Com esse diagnóstico e avaliação geral, o dentista também poderá identificar a necessidade da realização de algum procedimento, como a profilaxia, a limpeza profissional que deve ser feita a cada 6 meses.

É só tomando essas medidas que a saúde bucal é mantida e o seu sorriso ficará em dia. Tenha em mente que esses cuidados são decisivos e impedem que males possam também atingir seu corpo, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Recommended Posts