Como fazer atividade física na pandemia sem ir à academia

atividade física na pandemia

Estar na pandemia, embora o isolamento social, não significa que você não deve praticar uma atividade física, muito pelo contrário.

É importante pegar sol, alongar os músculos e principalmente, evitar ao máximo o sedentarismo.

Talvez você esteja em dúvida de qual atividade física fazer, mas a boa notícia é que hoje existem várias opções, a maioria delas muito acessíveis.

O que vale mesmo é começar, e melhor, começar da maneira correta. Dessa forma, você aproveita todos os benefícios dos exercícios, sem correr o risco de qualquer tipo de lesão.

Para te ajudar, reunimos aqui algumas ideias de atividades físicas muito simples, inclusive algumas podem ser feitas até na sua casa.

Por que é importante se exercitar?

Já está mais do que provado os benefícios de fazer exercícios físicos regularmente, não apenas para a saúde física, mas também mental.

No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de treino, por mais que seja leve, é fundamental consultar seu médico.

É preciso verificar se está tudo bem com a sua saúde, se não há contraindicação para determinados tipos de exercício, enfim, ver como está sua condição física.

Confira alguns benefícios de atividades físicas regulares:

  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Protege contra doenças cardiovasculares;
  • Oxigena o cérebro;
  • Previne a obesidade;
  • Reduz o estresse e ansiedade;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Promove o bem-estar geral.

Esses só são alguns exemplos, e agora chegou o momento de escolher qual atividade que mais gosta e tem mais a ver com seu perfil e estilo de vida.

Dicas de atividades físicas sem precisar ir à academia

Embora em algumas cidades as academias já estejam liberadas, não é todo mundo que gosta.

Por isso, separamos aqui dicas para praticar exercícios sem obrigatoriamente precisar frequentar uma academia:

1.Fazer uma caminhada

Dependendo de onde você mora, se é um local de praia, pode fazer caminhadas no calçadão ou na areia.

Mas se não tiver, pode caminhar nas ruas próximas da sua casa, mas sempre lembrando de usar a máscara e evitar locais com aglomeração.

2.Assistir vídeos no YouTube

Se você não quiser sair de casa, no YouTube, você encontra vários vídeos, desde para iniciantes até níveis mais avançados.

São treinos fáceis de seguir, e o importante é manter a regularidade.

3.Andar de bicicleta

Outra opção de atividade física é andar de bicicleta, mas fique atento no caso de pedalar na rua.

Além de prestar atenção aos carros, use equipamentos como capacete, por exemplo.

4.Invista em equipamentos

Se você tiver condições, invista em equipamentos, como esteira, bicicleta ergométrica, remo, cama elástica, etc.

Agora, você precisa se comprometer e fazer o exercício, e logo vai perceber mais disposição e energia.

5.Alongamentos

Procure sempre alongar-se antes e após os exercícios, porque além de relaxar os músculos, evita lesões mais graves.

Independentemente de qual atividade física você vai praticar, se possível, tente pelo menos três vezes por semana, de 30 a 50 minutos.

Além disso, mantenha-se hidratado e procure seguir uma dieta equilibrada e saudável.

Se for possível, poderia pedir a ajuda de um personal trainer, até para te orientar quanto à maneira correta de fazer.

Começando a fazer exercícios físicos

Se você é daquelas pessoas que não tem o hábito de fazer exercícios físicos, é melhor começar devagar.

Por exemplo, no primeiro dia, caminhe 10 minutos e aos poucos, aumente esse tempo até chegar a 40, 50 minutos.

Já no caso da corrida, é melhor conversar com seu médico antes de começar, porque é uma atividade mais intensa e exige mais dos músculos e do coração.

Mas se mesmo assim, ainda se sentir desanimado e sem muita vontade de se exercitar, talvez seria interessante investir em um suplemento para te dar mais energia.

E se estiver em dúvida qual melhor pré-treino, saiba que no mercado existem excelentes produtos.

O mais importante aqui é dar o primeiro passo e se tornar uma pessoa mais ativa e consequentemente, mais saudável.

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