Como conservar a autoestima na terceira idade?

terceira idade

A autoestima é um fator que influencia em todas as áreas de nossa vida. Infelizmente, sua importância não é refletida na terceira idade, fazendo com que muitos que estão passando por essa fase desenvolvam doenças, como a depressão. Outras influencias são as vivências que a idade avançada proporciona, como as mudanças na aparência, a perda de entes queridos e a solidão que a aposentadoria e o crescimento dos filhos proporcionam.

Desse modo, a conservação da autoestima na terceira idade é extremamente importante, e é com medidas aderidas gradualmente que se adere um estilo de vida mais saudável e feliz. Veja algumas dessas medidas:

Continue suas relações sociais

A ausência de um cotidiano e de uma vida ativa depois da aposentadoria ou debilitação advinda com a idade, o que pode acarretar a doenças psicológicas. Logo, sustentar as relações sociais e estabelecer novas, pode ser uma das soluções para conseguir manter a autoestima e o bom humor na melhor idade. Seja se reunindo com familiares e amigos, seja exercendo as atividades que lhe agrada, como os hobbies. É importante se relacionar com as pessoas que estão ao seu redor, uma vez que essa conectividade é essencial para a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Não dê ouvidos aos estereótipos negativos

A terceira idade sempre foi vista com maus olhados, ganhando assim diversos estereótipos negativos. Ignorar essas falas e expressões é fundamental para formular uma visão mais positiva dessa fase, e assim, a autoestima elevada. Quando nos limitamos a somente as boas visões de determinada vertente, começamos a vê-la com bons olhos, com isso vem a motivação e até mesmo a volta da vida ativa. Busque ter boas referências e a ser referência para os seus colegas de idade.

Zele pela sua aparência

A vaidade é um dos pilares da autoestima, e deve ser valorizada em todo o período da vida. Gostar do que vê no espelho, gostar de você é essencial para uma vida sem tensões e crises emocionais. O amor próprio é sempre o primeiro passo.

Desse modo, tenha um momento para se cuidar e para apreciar a própria presença é sempre bem-vindo. Não há necessidade de ser uma pessoa muito vaidosa, mas apenas zelar pelo seu corpo e pela sua boa higiene pode ser considerado um momento de vaidade, são simples ações que te fazem se sentir bem e que contam muito.

Cuide de sua saúde

Os cuidados com sua saúde não podem parar, principalmente durante essa fase. Na terceira idade o corpo e o organismo se encontram mais debilitados, por esse motivo, deve-se preocupar sempre com sua saúde geral e o seu condicionamento físico. A prática de atividade física com frequência e a uma alimentação nutritiva e equilibrada são os pilares da manutenção da saúde e do bom desempenho das atividades rotineiras. Além disso, consulte o médico regularmente, só assim se poderá prevenir a incidência de enfermidades e descobrir complicações no início. Mesmo estando suscetível a danos à saúde, é importante não levar essas ocorrências para o pessoal e não deixar que afetam a sua autoestima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *