Voluntariado na Santa Casa

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma das parceiras do Geral na Saúde. É considerada um dos principais centros de referência hospitalar do Brasil. Ela, que foi criada há mais de quatro séculos, por volta de 1560, foi berço de duas importantes faculdades de medicina do Brasil: a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

A instituição presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a convênios com serviços públicos de saúde. São atendidas mais de 10 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas.

O primeiro movimento voluntário na Santa Casa de São Paulo deu-se com a criação da Seção de Voluntárias em 1952, no Hospital Central.  A Santa Casa de São Paulo foi uma das primeiras Instituições de Saúde a utilizar o voluntariado para prestar assistência à comunidade.

Até os dias atuais, a finalidade da Seção de Voluntárias é a prática de ações norteadas pelos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH-2003).

Além da Seção de Voluntárias da Santa Casa de São Paulo, no decorrer dos anos agregaram-se novas parcerias com características específicas, Atualmente são 457 voluntários, dentre ONGs, voluntariado empresarial, parceiros de faculdades e voluntários individuais.

Veja alguns dos parceiros e voluntários da instituição:

 

” Eles doam muito mais do que o seu tempo,  trazem o seu talento em prol do cuidado de todos na Instituição. Gratidão a todos pela parceria.” Rita de Cássia Boni Zanollo – Articuladora da Humanização.